Não se iluda. Ou se iluda, se quiser.... Dra. Júlia
Não se iluda. Ou se iluda, se quiser. Não há solução mágica para nenhum mal deste mundo. Ao que parece, 2020 será pesadíssimo, duríssimo, dificílimo! Uma vez ouvi que não se pode falar difícil. Tem que falar desafiador. Desafiador o cacete! Desafiador é ser mãe. Sobreviver a 2020 será foda.
Não ter a mínima certeza sobre nada que virá é extremamente adoecedor. Não saber se haverá emprego, salário, aposentadoria, comida, paz, justiça nos gera imensa angústia e amplifica medos que nos fazem perecer.
O que a gente precisa é de um bocado de esperança e um tanto de força pra seguir resistindo. Se o lado de fora não oferece segurança ou certeza de nada, construa seu quilombo, sua aldeia e seja você a certeza e a segurança que os seus precisam. Esteja junto, ao lado de quem você ama. Abra espaço na sua casa para o parente que não conseguiu pagar o aluguel. Trabalhe com afinco para alimentar mais bocas que antes, sem pensar que está sendo explorado mas sim que o sentido do esforço é em prol de uma coletividade.
Se você tem um talento, ensine outras pessoas a sobreviverem através dele. E não se esqueça de ir pra rua quando a revolução começar. É lá que a gente vai construir um mundo mais justo para todos. Chegaremos a outra margem de mãos dadas com os nossos. Atravessaremos e sobreviveremos a este rio que quer nos afogar. Aliás, só chegaremos vivos do outro lado se for assim.