Inocência é achar que somos capazes de... Edna Frigato
Inocência é achar que somos capazes de andar pela vida sem esbarrar em alguma dor, sem colidir com a ingratidão, sem tropeçar na deslealdade e em alguns desafetos.
Bobagem é crer que não seremos alvo do egoísmo, da inveja e da maldade humana.
Infantil é acreditar que hora ou outra não vamos ser atingidos por palavras com calibre suficiente para fazer sangrar o coração, ferir a nossa alma e até matar algum sonho frágil.
Ingenuidade é esperar que a vida pare para passar a mão na nossa cabeça, para vir curar nossas feridas. Não, ela não vai! Você é quem vai ter que fazer isso sozinho. A vida não é um paraíso, mas também não é um inferno e quanto mais cedo aprendermos isso, menor será o sofrimento que é inerente à própria vida. Não culpe Deus por isso, se a vida fosse um mar de rosas a nossa oportunidade de crescimento espiritual e o livre arbítrio estariam comprometidos. Deus não pode interferir e exatamente por não poder interferir é que ele nos deu a fé. É na fé que está toda a força que precisamos para superar as adversidades e os obstáculos, é nela que encontramos a proteção que precisamos para acordar toda manhã e sair para a vida sem medo porque vida não é guerra, é celebração.