Quando nos bruxas falamos do... Leonete Silva

Quando nos bruxas falamos do natal,lembramos do Yule,que é a celebração da chegada do inverno,no hemisfério norte.
Quando o Cristianismo surgiu, a igreja queria mais seguidores. Fizeram a trama em concilio para proibir os "pagãos" a continuar com as celebrações ás estações do ano. Então eles criaram festas parecidas praticamente nas mesmas datas, para atrair alguns pagãos que sentiam falta das celebrações que foram proibidas pela igreja.
As celebrações do Cristianismo são as mesmas das bruxas copiada pela igreja,sofrendo algumas alterações para que ficassem mascarada.
Ostara a celebração da primavera virou a pascoa.
Litah o solstício de verão virou o dia de são João.
Samhaim ou Halloween virou o dia de finados, do dia 31 -10 para 02-11.
Yule virou o natal.
Não ha nada de ruim em comemorar o natal,porque o Cristianismo virou uma potencia tão grande, que criou uma egrégora em cima destas datas. Então a energia destas comemorações são muito boas,justamente pela harmonia,o reencontro dos que estão distante.Mas sempre é bom estarmos ciente da verdade de cada comemoração.
No yule é comemorado o nascimento do sol,como o sol é pequeno,ele não tem o poder de aquecer o mundo e por isso é inverno.
O cristianismo transformou o nascimento do sol no nascimento de Jesus mas,ninguém sabe ao certo quando Jesus nasceu. Então porque não colocar o nascimento Dele para ofuscar o nascimento do sol ?
No yule temos como simbolo o pinheiro que os pagão enfeitavam com velas e colocavam um pentagrama na ponta. No natal nos temos a arvore enfeitada com uma estrela na ponta.
No yule as comidas tipicas são bolos de frutas,frutas secas e carne assada. Por que são comidas de inverno.
No natal,nos também temos estas comidas: O bolo de frutas virou o panetone e aqui no Brasil em pleno verão,nos temos que comer estas comidas secas e pesadas para a época .
As cores do natal também são de origem pagas: O verde simboliza o pinheiro,branco que simboliza a neve e o vermelho que simboliza o fogo,a luz,o nascimento do sol.
Então para nos bruxas que comemoramos a roda do ano, também do hemisfério norte ,o natal é um prato cheio para celebrar yule sem chamar a atenção de ninguém. Porque mesmo que não seja mais comemorada uma festa pagã, a reunião com a família ,o encontro com as pessoas que ha tempos não vemos,a energia em alta no mundo inteiro.
Para nos bruxas não importa quem tem razão,o que importa é a felicidade de todos juntos em harmonia para que o reino seja de paz e o amor.