Por que a ascensão? Se eu não for... ministério pãodiário
Por que a ascensão?
Se eu não for embora, o Ajudante não virá até você; mas se eu partir, eu o enviarei. -
João 16: 7
Escritura de hoje : João 16: 5-15; Lucas 24: 50-53
Deus levantou Jesus da sepultura e o exaltou à sua mão direita no céu (Efésios 1:20). No entanto, por 40 dias, Jesus fez muitas aparições corporais a Seus discípulos. Mas o 40º dia foi diferente. Com seus discípulos olhando, Ele subiu aos céus lentamente até que uma nuvem O escondeu de vista (Atos 1: 9).
Por que Jesus não continuou Suas aparências visíveis na Terra? Ele havia dito a seus discípulos que o Espírito Santo não começaria sua obra antes de partir (João 16: 7). Chegou a hora de Seus seguidores confiarem em Sua palavra, em vez de confiar em seus sentidos físicos (20: 25,29). A ascensão lenta, visível e final de seu Mestre era uma maneira dramática de lhes dizer que uma nova era estava prestes a começar.
Do céu, Jesus enviava o Espírito Santo para substituir Sua presença corporal. Cristo formaria a igreja e governaria como sua cabeça (Efésios 1: 22-23). Pelo Seu Espírito, Ele viveria dentro de Seus seguidores e os encheria de paz e poder. No céu, Ele intercederia por eles diante do trono do Pai (Hebreus 7:25). Ele não estaria mais visivelmente presente, mas ainda estaria com eles de uma maneira muito real (Mateus 28: 19-20).
O mesmo é verdade para todo crente hoje. É por isso que podemos ser gratos por Jesus ter subido ao céu.
Refletir e orar
Quem veio nos salvar, quem sangrou e morreu,
agora é coroado de glória ao lado de seu pai;
Nunca mais sofrer, nunca mais morrer,
Jesus, rei da glória, subiu ao alto. —Havergal
Jesus subiu ao céu para continuar sua obra na terra. Herbert Vander Lugt