Uma batalha por palavras Toda palavra... ministério pãodiário
Uma batalha por palavras
Toda palavra ociosa que os homens falarem, darão conta dela no dia do julgamento. - Mateus 12:36
A editora do dicionário Merriam-Webster foi recentemente atacada. Segundo o presidente da empresa, John M. Morse, os manifestantes exigiram que uma palavra específica fosse excluída por ser depreciativa e ofensiva. Morse apontou que os editores de dicionário não inventam palavras ou decidem os significados que as palavras terão. Um dicionário apenas lista e define as palavras da nossa língua. A sociedade inventa e reinventa as palavras.
Morse concluiu sugerindo que, em vez de protestar contra o tratamento das palavras no dicionário, "podemos escolher nossas próprias palavras de maneira responsável e protestar contra o uso da palavra por aqueles que nos rodeiam e por pessoas influentes na mídia, na indústria do entretenimento e em outros lugares". Bom conselho!
Palavras são importantes para Deus. Jesus disse que seremos julgados por "toda palavra ociosa" que falamos (Mt 12:36). E no livro de Tiago, 15 dos 108 versículos são dedicados ao uso da língua e das palavras que falamos.
Nós estão em uma guerra de palavras. Vamos ficar na defensiva contra quaisquer termos ofensivos ou sem amor em nosso próprio dicionário de uso. Lembre-se, se Deus leva nossas palavras a sério, deveríamos. É uma batalha que vale a pena travar.
Senhor, guarde nossas línguas para que o que dizemos
não machuque e ofenda descuidadamente;
Dê-nos o gracioso discurso de amor,
com palavras que acalmam, curam e reparam. —Sper
Uma palavra bem escolhida pode falar volumes. Dennis J. DeHaan