De Reclamar a Confiar Quando Ele me... ministério pãodiário

De Reclamar a Confiar

Quando Ele me testar, sairei como ouro. - Jó 23:10

Jó era um bom homem. Ele temia a Deus, ajudou os necessitados e se opôs aos iníquos. No entanto, ele cometeu o erro de colocar muita ênfase em seu próprio caráter. Vemos isso em sua amarga queixa (23: 2). Jó alegou que, se Deus o ouvisse da mesma maneira que um juiz e júri ouve um advogado de defesa, ele concluiria que Jó é ouro puro (vv.2-10).

Usamos o versículo 10 para dizer que Deus estava testando Jó para queimar a escória do pecado. Mas Elifaz o acusou de "iniqüidade sem fim" (22: 5), e a resposta do patriarca foi sua defesa contra essa acusação. Jó disse que o teste de Deus a ele acabaria por revelar que ele já era ouro puro. Então ele continuou afirmando sua retidão. Finalmente, o Todo-Poderoso confrontou Jó. “Eu o questionarei e você me responderá”, disse ele (38: 3). Quando Deus terminou, Jó foi silenciado e humilhado. Todo traço de justiça própria se foi. Ele admitiu que havia falado ignorantemente (42: 1-5). Então ele disse: “Portanto, eu me abomino e me arrependo em pó e cinza” (v.6).

Sempre que pensamos que merecemos melhor de Deus, precisamos lembrar que Seu Filho sem pecado deu Sua vida por nós. Isso silenciará nossa reclamação e renovará nossa confiança no amor, sabedoria e bondade de Deus.

Ó Senhor, qual é o significado da minha perda?
Meu coração está certo e, no entanto, quão grande é a dor!
Então, graciosamente, você me atrai para a cruz de Cristo
e me mostra que minha fé não é em vão. —DJD

Provações fortes constroem fé forte. Herbert Vander Lugt