Culpado ou conforto? Deus...... ministério pãodiário
Culpado ou conforto?
Deus . . . conforta-nos em toda a nossa tribulação, para que possamos consolar aqueles que estão com problemas. - 2 Coríntios 1: 3-4
Quando experimentamos adversidades e provações, podemos nos culpar e sentir que fizemos algo errado para merecer punição. Embora o auto-exame honesto seja saudável, não devemos nos preocupar com nossos defeitos e falhas.
É ainda pior se alguém tentar carregar a culpa quando estamos passando por um momento difícil. Esse foi o erro do amigo de Jó Elifaz, um homem com uma alta visão de Deus e um grande respeito por Seus padrões morais. Ele observou corretamente que, quando fazemos o que é certo, fazemos apenas o que Deus exige. Portanto, não devemos esperar elogios ou recompensas especiais (Jó 22: 3). Mas Elifaz insistiu erroneamente que o problema de Jó era o resultado de sua própria maldade (v.5). Ele também estava errado ao prometer a Jó que Deus o abençoaria e lhe daria alívio imediato se ele se arrependesse.
A maioria dos nossos problemas é o resultado de viver em um mundo imperfeito. Deus usa essas adversidades, no entanto, para nos preparar para ajudar os outros. Paulo disse que Deus o confortou em suas provações para que ele pudesse consolar outras pessoas (2 Cor. 1: 3-4).
Quando problemas invadem nossas vidas ou a vida de outras pessoas, não vamos concluir imediatamente que o culpado é o pecado. Em vez disso, vamos buscar o conforto de Deus para que possamos consolar os outros.
Oh, conforte-nos, Senhor, quando as provações da vida assolam -
Quantas vezes tropeçamos, quantas vezes fracassamos;
Mas você nos renovaria e nos ajudaria a crescer para
que outros Sua bondade e conforto possam conhecer. —DJD
Deus pode transformar provações em triunfos. Herbert Vander Lugt