A verdade sobre o pecado Temos um... ministério pãodiário

A verdade sobre o pecado

Temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. - 1 João 2: 1

Um homem me repreendeu por admitir que eu ainda peco e muitas vezes preciso de perdão. Ele citou os versículos 6 e 9 de 1 João 3 e disse que um cristão não peca, o que implica que eu não era cristão. Eu garanti a ele que não quero pecar, mas que não posso dizer que sou semelhante a Cristo em tudo que penso, digo e faço. Sugeri que os versículos de 1 João 3 se referissem a um estilo de vida pecaminoso e apontei-o para outros versículos de 1 João que ensinam que os cristãos ainda precisam de perdão (1: 8-10; 2: 1).

Tornar-se como Cristo é um processo ao longo da vida. Somente no céu estaremos sem pecado. Creio que é por isso que João nos alertou para tomarmos cuidado de três mentiras sobre o pecado: Primeiro, dizendo "temos comunhão com [Cristo]" enquanto "andamos nas trevas" (1 João 1: 6). Segundo, dizendo "não temos pecado" (v.8). E terceiro, dizendo "não pecamos" (v.10). Após cada mentira, ele nos deu a verdade. Primeiro, se andarmos na luz, o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (v.7). Segundo, se confessarmos nossos pecados, Ele nos perdoa e nos purifica (v.9). E terceiro, se pecarmos, Jesus fala em nossa defesa perante o Pai (2: 1).

Em nossa luta contra a tentação e o pecado, oremos como Davi: “Quem pode entender seus erros? Me purifique de falhas secretas. Afaste também o seu servo dos pecados presunçosos ”(Sal. 19: 12-13).

Por favor, ajude-me, Senhor, em tudo que faço
Para agir e pensar com motivos verdadeiros;
E pelo seu amor me revela
aqueles pecados que somente você pode ver. —DJD

Os cristãos não são sem pecado, mas devem pecar menos. Dennis J. DeHaan