Eu preferia morrer a mentir Se dizemos... ministério pãodiário
Eu preferia morrer a mentir
Se dizemos que não temos pecado, nos enganamos. - 1 João 1: 8
As crianças que são ensinadas a dizer a verdade são abençoadas. Um adulto agradecido disse: "Hoje, como resultado da minha educação, prefiro morrer a mentir".
Ser honesto com os outros é vital, mas outro aspecto é igualmente importante - ser honesto conosco. A maioria de nós vê facilmente as falhas dos outros, mas resiste ferozmente a admitir a verdade sobre nós mesmos.
O pastor e autor Bob Smith lista alguns de nossos auto-enganos: “Outros têm preconceitos, mas temos convicções. Outros são vaidosos, mas em mim é respeito próprio. Quando você gasta tempo com sua aparência pessoal, é vaidade; em mim, está apenas tirando o máximo proveito dos meus bens dados por Deus. Em você, é toque; mas em mim é sensibilidade. Em você, é preocupação; em mim, preocupação. "
O apóstolo João ensina que, se dizemos uma coisa, mas praticamos outra, estamos mentindo (v.6), enganando a nós mesmos (v.8) e até fazendo de Deus um mentiroso (v.10). Tendo diagnosticado nossa desonestidade como pecado, João deu a receita no versículo 9 - confissão, ou chamá-la do que é.
Se confessarmos nossa desonestidade a Deus, seremos perdoados e completamente limpos. A recompensa gloriosa dessa limpeza é a liberdade de andar na luz (v.7). Como sempre, a honestidade compensa!
Toda mentira que deixaríamos de lado,
de ti, Senhor, não podemos esconder;
Senhor, pelo Teu Espírito concede que nós,
em palavras e ações, possamos ser honestos. —DJD
A verdade é tão preciosa que algumas pessoas a usam com moderação. Joanie Yoder