Bagagem no campo de batalha Por que... ministério pãodiário
Bagagem no campo de batalha
Por que você procurou os deuses do povo, que não puderam resgatar seu próprio povo da sua mão? - 2 Crônicas 25:15
Se você experimentou recentemente uma grande vitória espiritual, reserve um minuto para verificar sua bagagem. Você pode ter retornado da batalha com algo que definitivamente não precisa.
Amazias, rei de Judá, seguiu o conselho de um homem de Deus antes de entrar em guerra, e o Senhor deu-lhe uma grande vitória (2 Cr 25: 7-12). Por incrível que pareça, Amazias “trouxe os deuses do povo de Seir, estabeleceu-os para serem seus deuses, curvou-se diante deles e queimou incenso para eles” (v.14).
Parece haver um momento crítico após todas as vitórias espirituais, quando somos particularmente vulneráveis aos nossos próprios erros tolos. Podemos ficar orgulhosos, pensando que vencemos a batalha sozinhos. Podemos nos retirar em uma onda de depressão e medo, imaginando como podemos sustentar o avanço espiritual que foi feito. De repente, podemos estender a mão para abraçar o próprio mal que pretendemos destruir.
Amazias trouxe de volta os deuses do povo cujo exército ele acabara de derrotar. Quem poderia imaginar isso? E, no entanto, sua bagagem no campo de batalha levou à sua queda como rei.
Precisamos acompanhar todo triunfo espiritual com uma humilde recomendação ao Deus Todo-Poderoso que o deu.
Senhor, conceda-nos força todos os dias -
Como estamos propensos a nos desviarmos!
As paixões de nossa carne são fortes;
Sê, ó Deus, um escudo do errado. —DJD
O maior inimigo da vida cristã pode ser o excesso de confiança. David C. McCasland