Feridas úteis É melhor ouvir a... ministério pãodiário

Feridas úteis

É melhor ouvir a repreensão dos sábios do que um homem ouvir a canção dos tolos. - Eclesiastes 7: 5

Gosto de estar na companhia de pessoas que têm um senso de humor cintilante. Conversas alegres, salpicadas de riso, são sempre muito divertidas.

Também gosto de discussões sérias sobre importantes questões espirituais, morais e políticas, especialmente quando os participantes expressam diferentes pontos de vista com intensidade e sentimento.

Mas não gosto de conversas quando estou sendo repreendido, direta ou indiretamente. É difícil enfrentar minhas falhas, deficiências e pecados.

Ao relembrar minha vida, devo confessar que algumas das repreensões me trouxeram benefícios morais e espirituais. A senhorita Grevengoed, minha professora favorita quando eu estava na 8ª série, me disse como ela estava decepcionada com a minha falta de conduta na aula de outro professor. Quando eu tinha 17 anos, Henry Vanden Brink gentilmente me repreendeu por rir de uma imagem obscena que alguém me mostrou. E em outra ocasião, um ministro idoso me repreendeu na presença de amigos por injetar irreverentemente um versículo da Bíblia em uma situação bem-humorada. Essas lições iniciais ficaram comigo.

Repreensões machucam, mas são úteis. Eles são bons para o que nos aflige. Então receba-os com gratidão. Lembre-se: “Fiéis são as feridas de um amigo” (Pro. 27: 6).

Quando outros nos elogiam,
são muito fáceis de acreditar;
Mas é difícil receber repreensões,
embora elas sejam úteis para receber. —Sper

Uma repreensão pode ser um professor melhor do que um elogio. Herbert Vander Lugt