Um Pai Consistente Se perseverarmos,... ministério pãodiário

Um Pai Consistente

Se perseverarmos, também reinaremos com Ele. Se o negarmos, Ele também nos negará. . . . Ele não pode negar a si mesmo. - 2 Timóteo 2: 12-13

Uma vez eu conheci um pai que exibia uma alarmante falta de consistência. Quando ele estava em um estado de espírito feliz, ele permitiu que seus filhos escapassem com qualquer coisa que não fosse um caos completo. Mas quando ele estava de mau humor, a menor provocação poderia provocar uma reação severa dele. Seus filhos aprenderam a dar uma olhada rápida no pai quando ele entrou pela porta. Então eles se tornaram escassos ou o receberam com entusiasmo, dependendo do que viram. Até o cachorro pareceu notar a diferença.

Deus não é como um pai. Ele é completamente consistente e justo. Esse é o tema do "ditado fiel" que Paulo citou em 2 Timóteo 2: 11-13.

Deus sempre recompensa fé e perseverança. Da mesma forma, Ele sempre pune a falta de fé e a desobediência. As palavras “Se somos infiéis, Ele permanece fiel” são um aviso contra a presunção, não uma palavra tranquilizadora para os infiéis. A fidelidade de Deus significa que Ele cumpre suas ameaças e suas promessas.

A única coisa que Deus não pode fazer é agir contrariamente à Sua natureza. Embora Ele cumpra Suas ameaças àqueles que continuam a negá-Lo, Ele também cumprirá Suas promessas aos fiéis.

Que aviso isso é para os infiéis! Mas que consolo para aqueles que depositam sua fé em Cristo!

Para Estudo Adicional
O que o Salmo 103: 6-10 diz sobre o caráter de Deus?
O que os versículos 11-14 dizem sobre o alcance de Sua misericórdia?
Para quem essa misericórdia é estendida? (vv.17-18).

Deus guarda Sua Palavra - você pode contar com ela! Herbert Vander Lugt