Eremita sentado em poste Ele guarda boa... ministério pãodiário
Eremita sentado em poste
Ele guarda boa sabedoria para os retos; Ele é um escudo para quem anda de pé. - Provérbios 2: 7
Algumas pessoas ao longo da história erraram ao enfatizar excessivamente certos elementos da verdade enquanto ignoravam outros. Isso resultou em um comportamento absurdo.
Por exemplo, algumas pessoas enfatizaram ao extremo a instrução do apóstolo Paulo de se separar do mundo e crucificar a carne (Rom. 12: 2; Gal. 5:24). Simeon Stylites, um monge do século V, depois de ser enterrado até o pescoço no chão por vários meses, decidiu buscar a piedade vivendo em cima de um poste. Ele passou 30 anos lá.
Outro "homem santo", auto-denominado, desenvolveu uma reputação de santidade, porque nunca trocava de roupa ou tomava banho depois de se tornar um eremita.
Embora esses casos não tenham sido generalizados, servem para ilustrar as tristes conseqüências de uma visão desequilibrada da verdade das escrituras. A sabedoria mencionada em Provérbios 2 é do tipo que leva em consideração todo o conselho de Deus. Uma vida construída sobre esse fundamento é caracterizada pelo equilíbrio e pela liberdade de extremos.
Somente estudando cuidadosamente toda a Palavra de Deus e aplicando diariamente nossos corações para entendê-la e vivê-la, podemos evitar o comportamento unilateral do eremita sentado no mastro.
Não podemos encontrar um guia mais seguro para seguir os
preceitos das páginas da Palavra de Deus;
Mas se distorcermos e aplicarmos incorretamente as Escrituras,
faremos seus ensinamentos sagrados parecerem absurdos. - Hess
Aplique-se às Escrituras e as Escrituras a si mesmo. Mart DeHaan