Realistas esperançosos Eu suportarei a... ministério pãodiário
Realistas esperançosos
Eu suportarei a indignação do Senhor. . . . Ele me trará à luz. - Miquéias 7: 9
Um humorista escreveu: “Quando eu estava me sentindo triste, alguém me disse: 'Anime-se, as coisas podem piorar'. Então eu me animei - e eles gostaram!
Um "ânimo" superficial raramente ajuda as pessoas angustiadas. Eles anseiam por notícias tranquilizadoras de que a vida em breve mudará para melhor. Porém, durante meus anos como pastor, muitas vezes tive que dizer às pessoas muito doentes que, a menos que o Senhor intervisse, elas logo morreriam.
Nos dias de Miquéias, muitas pessoas em Israel, sem dúvida, queriam ouvir boas notícias. A crueldade e desonestidade de concidadãos, governantes e até juízes eram assustadoras (Mq 7: 2-3). A nação estava tão fraturada que as pessoas nem podiam confiar em seus amigos ou parentes mais próximos (vv.5-6). Os cidadãos decentes esperavam que o profeta lhes dissesse que um reavivamento logo traria uma grande mudança em sua terra. Mas ele teve que lhes dizer que o julgamento de Deus estava próximo. Os assírios logo invadiriam.
A perspectiva era sombria, mas não desesperadora. Miquéias viu além do julgamento um momento em que a nação adoraria a Deus e seria abençoada. Alguns podem tê-lo chamado de pessimista, mas ele era realmente realista. Nós também podemos ser realistas esperançosos. Com os olhos da fé, podemos atravessar a escuridão atual e ver a glória eterna que nos espera.
Quando você tem medo do que está por vir,
lembre-se, Deus está próximo;
Ele lhe dará força, alegria e esperança
E acalmará seu medo interior. —Sesper
A tristeza olha para trás, a preocupação olha em volta, mas a fé olha para cima. Herbert Vander Lugt