Pessoas difíceis Tenho prazer em... ministério pãodiário
Pessoas difíceis
Tenho prazer em enfermidades, em reprovações, em necessidades, em perseguições, em aflições, pelo amor de Cristo. - 2 Cor. 12:10
Nem sempre apreciei todos os membros das igrejas que pastoreei. No início do meu ministério, um homem me repreendeu na frente de um grupo de pessoas por meus sermões profundos e sem graça. Uma semana depois, um diácono disse que meus sermões eram interessantes, mas simples demais - como pequenas lições da escola dominical.
Na época, eu não agradecia a Deus por aquelas pessoas malcriadas. Também não agradeci ao Senhor pela pessoa que desanimara nosso novo organista assistente, colocando uma nota anônima no órgão criticando sua composição.
Aprendi, porém, que posso apreciar e até mostrar amor pelas pessoas que me irritam.
Ao ler as palavras do apóstolo Paulo em suas cartas aos coríntios, encontro-o expressando profunda mágoa e poderoso amor. Ele recebeu críticas injustas de várias pessoas em Corinto (2 Cor. 10:10), mas continuou a ministrar a elas. Ele sabia que pessoas difíceis, como situações difíceis, nos ensinam a confiar no Senhor e permitir que Ele mostre Seu poder no trabalho em nossas vidas (12: 9-10).
Ao longo dos anos, o Senhor me ajudou a mostrar amor àqueles que me irritaram. Muitos se tornaram meus amigos. Lidar com pessoas difíceis nunca será fácil para nós, mas através do poder do Espírito podemos fazê-lo.
Pensando bem
Como você responde quando alguém o critica?
Por que é tão difícil responder com amor e paciência?
Como Mateus 5: 43-48 se aplica a essas situações?
A pior crítica contra você pode trazer o melhor de você. Herbert Vander Lugt