'Fora do trabalho' Para toda palavra... ministério pãodiário

'Fora do trabalho'

Para toda palavra ociosa que os homens falem, eles darão conta. - Mateus 12:36

A recessão econômica inevitavelmente leva a um aumento do desemprego. E quanto maior a porcentagem de pessoas desempregadas, mais problemas nossas agências sociais têm que lidar. O abuso de álcool e drogas aumenta. A violência doméstica aumenta. As taxas de criminalidade aumentam. Algumas pessoas simplesmente não conseguem ficar longe de problemas quando têm tempo ocioso em suas mãos.

O mesmo princípio se aplica ao nosso discurso. No aviso de Jesus sobre “toda palavra ociosa que os homens possam falar”, a palavra ociosa significa literalmente “sem trabalho”. Quando nossa língua está sem trabalho - não sendo usada para fins construtivos e úteis - é mais provável que tenhamos problemas com isso. Achamos tão fácil dizer os tipos de coisas que são desrespeitosas, caluniosas, cruéis ou imorais.

Advertências contra o uso pecaminoso de palavras são numerosas na Bíblia. “Na multidão de palavras não falta o pecado” (Provérbios 10:19). “Quem espalha calúnia é um tolo” (v.18). “A garganta deles é uma tumba aberta; lisonjeiam com a língua ”(Sl. 5: 9).

Se mantivermos nossa fala edificante, produtiva e saudável, não teremos palavras pecaminosas para explicar - porque nossa língua não estará “fora do trabalho”.

Senhor, ponha uma vigia em meus lábios -
Minha língua controla hoje;
Ajuda-me a avaliar cada pensamento
E guarda cada palavra que eu digo. - Hess

Quem guarda a boca e a língua, guarda a alma dos problemas. Provérbios 21:23 David C. Egner