Naamã não é curado da lepra Eis ai... Carlos José da silva

Naamã não é curado da lepra

Eis ai uma história intrigante, a história de Naamã, o homem que sofria de lepra, doença esta que a partir da década de 70 no Brasil, passou a ser chamada de Hanseníase.
Os leitores da Bíblia Sagrada conhecem muito bem esse episodio das escrituras, pois é um texto muito lido nas Igrejas, e aqueles que ainda não conhecem convido-os a essa leitura tão interessante.
A narrativa nos conta que, certo homem chamado Naamã, comandante do exército da Síria, homem valoroso, e por certo de muita confiança do seu rei, sofria da enfermidade da lepra, e num certo dia, sua escrava, uma menina da tribo de Israel, falou com sua senhora, a mulher de Naamã, e lhe disse: “Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel.”2 Reis 5:3-5.
E quando Naamã portando essa carta assinada por seu rei chega a Samaria, tem uma surpresa, o profeta, se quer vai ao seu encontro, pelo contrário, envia um mensageiro com a receita da sua cura, que nada mais era do que, sete mergulhos no Rio Jordão.
Indignado com a resposta, o comandante do exercito Sírio, vira as costas para ir embora, pois na sua arrogância e egocentrismo, imaginou que o profeta faria algo grandioso para lhe restaurar a saúde, mas foi nesse momento que um dos seus servos lhe interrompe e diz:” Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.”2 Reis 5:13
Naquele momento, Naamã para, seus ouvidos se abrem, cai o orgulho e a soberba, e então ele ouve a voz do seu servo, e é isto que acontece: “Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.”2 Reis 5:14
Quantas vezes em nossa vida recebemos uma incumbência, uma tarefa, um conselho e até mesmo uma critica, e temos nesse momento a primeira reação de Naamã, ficamos indignados com tudo aquilo que nos foi apresentado ou falado, não queremos aceitar e nem mesmo ouvir o que nos é dito, mas nesse texto bíblico aprendemos que uma decisão, seja ela certa ou errada, pode mudar a nossa história. Naamã decidiu descer, ouviu e se humilhou, mas foi exaltado, no entanto, se tivesse decidido virar as costas para a palavra do Profeta, hoje a sua história seria contada como, “Naamã não é curado da lepra”, porém, ele escolheu a “boa parte” (Lucas 10:42), o bom conselho e a humildade. Uma lição maravilhosa que nos ensina que exercendo a humildade conseguiremos tomar a decisão certa.