Quem pegou sua língua? A língua dos... ministério pãodiário
Quem pegou sua língua?
A língua dos sábios promove a saúde. -
Provérbios 12:18
Escritura de hoje : Provérbios 12: 17-25
Estima-se que uma pessoa falante possa falar 30.000 palavras por dia! Mas a questão importante é: como nossas palavras, sejam muitas ou poucas, afetam outras?
Um filósofo grego pediu ao seu servo para cozinhar o melhor prato possível. O servo, que era muito sábio, preparou um prato de língua, dizendo: “É o melhor de todos os pratos, pois nos lembra que podemos usar a língua para abençoar e expressar felicidade, dissipar a tristeza, remover o desespero e espalhar alegria. "
Mais tarde, o criado foi convidado a cozinhar o pior prato possível. Mais uma vez, ele preparou um prato de língua, dizendo: "É o pior prato, pois nos lembra que podemos usar a língua para amaldiçoar e partir corações, destruir reputações, criar conflitos e colocar famílias e nações em guerra".
Não precisamos comer língua para entender o argumento desse servo. Mas podemos ter que “comer nossas próprias palavras” com bastante frequência antes de aprendermos a evitar dizer coisas que gostaríamos de retratar. Salomão escreveu: “A língua dos sábios promove a saúde” (Provérbios 12:18). Afirma e encoraja os outros. A palavra-chave nesse versículo não é língua, mas sabedoria. A língua não está no controle, mas a pessoa por trás dela está.
Se você quer que sua língua edifique as pessoas e não as derrube, peça a Deus para torná-lo sábio.
Refletir e orar
Um velho pássaro sábio estava sentado em um carvalho -
Quanto mais ele via, menos ele falava,
menos ele falava, mais ouvia;
Senhor, faça-me como aquele velho e sábio pássaro. - Anon.
Sabedoria é saber quando falar o que pensa e quando pensar o seu discurso. Joanie Yoder