O PLANO SER HUMANO FALHOU Por Nilo... NILO DEYSON MONTEIRO...

O PLANO SER HUMANO FALHOU
Por Nilo Deyson

Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Muitas de nossas crianças um dia dirão: por qual real motivo os homens estão em guerra?
A medida que avançamos em tecnologia e na investigação da ciência, o homem se perde sem entender como isso acontece.

A filosofia poderia debater a felicidade e a vida, no entanto, ainda que exista o debate a respeito da felicidade e da vida na linha do pensamento filosófico, não mudaria muita coisa, senão para uns e outros que absorvem o conhecimento e vivem a partir dele !
O homem falhou e falhou muito desde sempre.
As guerras no mundo por exemplo, acontecem por causa da ganância pelo poder, por inconsciência e falta de inteligência emocional.
O homem aprendeu um pouco de tudo, aprendeu a desenvolver tecnologia, avançou e continua avançando nas ciências, porém, no campo das emoções o homem falhou.
Desde a vida nas escolas, o homem é formado como um robô profissional para o mercado de trabalho, porém, não aprendeu a dominar suas emoções e seus impulsos.
Nós falhamos como seres humanos, em toda terra se vê homens fanáticos e pragmáticos, onde o diálogo é moeda de interesses nas camadas elevadas das Nações.
A filosofia pode entrar com uma flechada sobre tudo que estiver sobre a mesa, no entanto, poucos serão libertados da inconsciência.
As paixões aprisionam os homens, e a cada novo tempo é raro encontrar homens livres e em perfeita paz, na imparcialidade, na neutralidade e no amor pela vida, que respeite seu próximo independente de quaisquer pensamento contrário.
Estamos longe de sermos civilizados, ainda que se diga que não se deve generalizar, ainda assim, somos seres humanos, e falhamos no campo da vida.
Nossos olhos como vêem o mundo?
Nossos conceitos ferem alguém?
Nossas verdades são absolutas?
Nossos pensamentos são bons?
Reflita e repare os males que um dia talvez causamos na vida de alguém, uma palavra, uma atitude, e tudo encima da emoção.
Enfim, para finalizar, penso que é preciso construir uma nova sociedade a partir do treinamento do desenvolvimento da inteligência emocional, aquela que faz com que o ser humano use a consciência em momentos de conflitos e medos ao invés de usar o ódio e a inconsciência nas tomadas de decisão.
É preciso dialogar, buscar conhecimento de si mesmo, aprender como fazer para todos nós sermos seres humanos melhores e com amor pelo próximo, independente do pensamento político, religioso e por aí vai...
Viver a vida como um espetáculo que acontece uma vez a cada segundo, e a cada segundo tudo termina no agora.
Se hoje Nietzsche, Sêneca, Schopensrauer, Epicuro, Marco Aurélio, Descartes, Voltaire, Marx, Freud entre outros filósofos estivessem vivos debatendo o tema, teríamos várias teorias filosóficas para resolver a questão do ser humano, porém, enquanto não houver o despertar da consciência da real natureza, o homem está perpetuado a fazer o mau, isso de tempo em tempo.
É importante o debate, a discussão filosófica, pois a filosofia é a única fonte de conhecimento preparada para os conflitos da humanidade no sentido educativo e provocativo.

Nilo Deyson Monteiro Pessanha