O TEMPO DA VIDA (provocações) Por Nilo... NILO DEYSON MONTEIRO...

O TEMPO DA VIDA (provocações)
Por Nilo Deyson

ATENÇÃO!!!
A FILOSOFIA consiste em fazer com que o gênio interior de cada um, seja invulnerável .
Atenção no texto abaixo !!!
Sua substância é fluxo, suas sensações são trevas, todo seu corpo corrupção, sua alma um remoinho, sua sorte um enigma, seu renome uma cega opinião. Resumindo, tudo, tudo em sua matéria: precariedade. Em seu espírito: sonho e fumaça.
Sua existência: uma guerra, a etapa de uma viagem. Sua glória póstuma: esquecimento. Quem nos pode então servir de guia ?
A Filosofia, apenas isso.
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede, venha refletir com Nilo Deyson, no momento literário filosófico.
Como afirmei no início, a Filosofia consiste em fazer com que o gênio interior de cada um seja invunerável, e acrescento, deve ser impassível, superior aos prazeres e as dores.
Que não mova ao acaso, por falsidade ou maldade, que não se apague as paixões, aos sistemas, aos vícios ou tradições de modo fanático.
Que não cogite do que fazem ou deixam de fazer os outros.
Que aceite as vicissitudes e o destino como provenientes da mesma origem.
Acima de tudo, que aguarde a morte com serenidade, nela não vendo mais que a dissolução dos elementos constitutivos de todos os seres.
Pois, se para os elementos nada há de horrível em se transformarem incessantemente uns nos outros, por que temer a transformação universal e a universal dissolução?
Como nada é mal segundo a natureza, acredite que a natureza assim exige.
Que cada ser respeite o universo que habita em outro ser, sem julgar, sem apontar, apenas viver e depois da brincadeira da vida, morrer vivendo eternamente ...


Nilo Deyson Monteiro Pessanha