Dinheiro, dinheiro, dinheiro O... pão_diário
Dinheiro, dinheiro, dinheiro
O norte-americano Bruce Jenner, ganhador da medalha de ouro no Decátlon nos Jogos Olímpicos de 1976 em Montreal, vendia seguros para sustentar a família. Obviamente, tudo mudou quando ganhou a Olimpíada em uma modalidade tão difícil. Essa história de atletas pobres que passam a faturar milhões em contratos, com cifras inacreditáveis, é muito comum no esporte.
Não existe basicamente mal algum em ganhar milhões, o problema está sempre em nossa atitude. Quando buscamos única e exclusivamente o dinheiro e ele se transforma no “rei” de nossa vida, estamos perdidos. E isto pode acontecer com muito ou pouco dinheiro! A Bíblia diz que o mal está na busca do dinheiro acima de todas as outras coisas, no desejo de ter e possuir; um desejo que nunca se sacia.
Muitas vezes, não nos damos conta de que tudo o que temos e possuímos não os temos nem os possuímos! Não é um jogo de palavras. A vida nos ensina que tudo aquilo que cremos que é nosso pode desaparecer em um instante, inclusive a nossa vida pode desaparecer também! Daí a tolice de “adquirir mais” como única motivação na vida. Um dia, quando tudo acabar, quando tivermos que deixar tudo e pedirem nossa alma, o que será de nós?
Deus diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e por uma razão muito simples: nosso pecado transforma os bens materiais em senhor de nossas vidas. A aparência e o desejo de ostentar diante dos outros é pecado. O luxo e o desejo de que os outros observem que possuímos mais do que eles também é pecado; a avareza e o desejo de ganhar mais do que os outros também o são. Assim como a inveja dos outros e o desejo de não ser menos do que eles, também são características do pecado. Muitas vezes, o luxo, as aparências, a avareza e a inveja são companheiros de nosso dinheiro, e Deus diz que isto é iniquidade. É por isto que uma vida de santidade se mede também, pelo que fazemos com nossas finanças.
Talvez você, que está lendo esta página, seja uma pessoa que tem muito dinheiro. Talvez tenha confiado nele toda sua vida e pensa que com ele pode comprar tudo. Inclusive acha que pode comprar a saúde, os amigos, atrasar sua própria morte ou comprar o céu. (Existem pessoas que acreditam que com suas esmolas e contribuições, podem comprar Deus — algo impossível). Não se engane. Pode ser que esta noite venham buscar a sua alma, e tudo o que você tem agora, para quem será?
____________________________________________________________
Este devocional foi extraído do livro Linha de Chegada, publicado por Publicações RBC. Jaime Fernández Garrido