ENTREGANDO A SUJEIRA Sem lenha, o fogo... pão_diário

ENTREGANDO A SUJEIRA

Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda. —Provérbios 26:20

O industrial e inventor cristão R. G. LeTourneau tornou-se conhecido por suas enormes máquinas para revolver a terra. Um dos seus produtos era chamado simplesmente de Modelo F. Um possível comprador, esperando deixar o vendedor constrangido, perguntou: “O que significa a letra ‘F’?
“Acho que F significa fofoca” foi a resposta rápida do vendedor. “Porque como a fofoca, esta máquina move muita sujeira e a move rapidamente!”
O livro de Provérbios tem muito a dizer sobre a fofoca: Os mexeriqueiros não são dignos de confiança (11:13) e devem ser evitados (20:19). O difamador separa os amigos mais íntimos (16:28) e mantém a discórdia fervilhando nos relacionamentos (18:8). A fofoca joga combustível nas brasas do conflito e alimenta as chamas da dor e da incompreensão (26:21-22).
A palavra hebraica para “fofoca” ou “tagarelice” na verdade significa “sussurro que causa dano”. Enganamos a nós mesmos quando pensamos que aqueles comentários sussurrados picantes, aqui e acolá, são inofensivos. A fofoca deixa atrás de si um amplo rastro de destruição e jamais é um crime sem vítimas. Alguém sempre sai ferido. Portanto, aqui está uma palavra para os sábios: “não havendo maldizente, cessa a contenda” (Provérbios 26:20). Vamos deixar a remoção da sujeira para as grandes máquinas. Guarde as pás e celebre a alegria dos relacionamentos livres de fofocas! —JMS

Destrua a fofoca ignorando-a. Joe Stowell