COISAS DITAS EM SEGREDO Nas palavras do... pão_diário
COISAS DITAS EM SEGREDO
Nas palavras do sábio há favor. —Eclesiastes 10:12
Alguns dizem que o anonimato é o último refúgio dos covardes. A julgar pelas cartas e comentários enviados anonimamente que tenho lido, eu concordaria. Pessoas que se escondem atrás da máscara do anonimato ou de uma falsa identidade sentem-se livres para lançar fora toda a ira ou longos discursos que ferem. O anonimato permite que as pessoas sejam indelicadas sem assumir a responsabilidade por suas palavras.
Ao ser tentado a escrever algo anonimamente porque não quero ser identificado com as minhas próprias palavras, eu paro e reconsidero: se não quero meu nome ligado ao comentário, provavelmente, não deveria escrevê-lo. Em seguida, tomo uma das duas atitudes: ou rasgo ou reescrevo o texto de maneira que o torne útil ao invés de inútil.
De acordo com Efésios, nossas palavras devem edificar e transmitir graça (4:29). Se não estou disposto a empenhar meu nome, há motivo para acreditar que a minha motivação é machucar, não ajudar.
Quando você sentir vontade de repassar um segredo — talvez para um membro da família, colega de trabalho ou ao seu pastor — reflita sobre o por que em evitar que seu nome seja identificado por suas palavras. Além do mais, se você não quer ser identificado, provavelmente Deus também não. Ele é misericordioso e tardio em irar-se (Êxodo 34:6) e nós também devemos ser assim. —JAL
O anonimato pode ser uma maneira covarde para esconder-se atrás de palavras ofensivas. Julie Ackerman Link