Quando você quer vingança Não se... ministério pãodiário

Quando você quer vingança

Não se vingue. . . porque está escrito: "A minha é a vingança, retribuirei", diz o Senhor. - Romanos 12:19

Uma pessoa disposta a se vingar provavelmente fará algo da qual se arrependerá mais tarde. Ou, se ele nunca agir, gradualmente se tornará amargo, odioso e muito infeliz.

Aitofel é um excelente exemplo. Ele fora conselheiro próximo e companheiro do rei Davi. Mas ele se juntou a Absalão quando o jovem decidiu expulsar seu pai do trono.

Por quê? É provável que Bate-Seba, a jovem mulher que o rei Davi havia tirado proveito, fosse a neta de Aitofel (2 Sam. 11: 3; 23:34). Se assim for, ele tinha o direito de ficar zangado com o rei! Sentimentos vingativos cresceram fortes dentro dele. Quando a oportunidade chegou, ele correu para Absalão e disse-lhe como assumir o trono. Absalão, porém, rejeitou seu conselho. Em desespero, Aitofel se suicidou (17:23).

Poderia ter sido tão diferente. Se ao menos Aitofel tivesse conversado com Deus sobre sua ira e depois falado com Davi. Ele teria ouvido a tristeza do rei por causa do seu pecado (Sl 32; 51). Ele poderia ter perdoado David e continuado amigo dele. Ele poderia ter nos mostrado como lidar com a raiva.

Vamos aprender com seu exemplo negativo para rejeitar a idéia de vingança e, em vez disso, tomar o caminho do confronto amoroso e do pronto perdão.

PENSANDO
Quando os sentimentos de vingança crescem dentro de você?
Que bons resultados resultaram de uma situação ruim
que você lidou adequadamente? (Mt 18: 15-35)

A vingança leva você ao nível do seu agressor. Herbert Vander Lugt