Lei e graça Ele condenou o pecado na... ministério pãodiário

Lei e graça

Ele condenou o pecado na carne, para que o justo requisito da lei pudesse ser cumprido em nós. - Romanos 8: 3-4

Enquanto viajava em uma rodovia interestadual, observei uma interessante analogia da relação entre lei e graça. Eu vi motoristas parados por tropas estaduais, lembrando-me que a lei sempre permanece em vigor. Mas também observei que, se permanecesse no fluxo de tráfego, precisaria de graça, pois quase todo mundo estava excedendo o limite de velocidade. No entanto, não vi nenhum motorista sendo parado por simplesmente manter o tráfego. Isso me lembrou que, quando violamos a lei de Deus, merecemos punição, mas Ele trata graciosamente de nós.

Pode ser possível obedecer a todas as leis de trânsito, mas no fluxo de tráfico da humanidade existe outra lei - a justa lei de Deus - que todos violaram (Romanos 3: 10,23; 5:20). No entanto, Deus graciosamente cancela nossas violações de Sua lei quando pessoalmente colocamos nossa confiança em Jesus e cremos que Ele morreu por nossos pecados. Então Deus nos coloca em um novo relacionamento com a lei e consigo mesmo (8: 1).

Isso não é tudo. Ele nos liberta do poder do pecado, dando-nos o Seu Espírito Santo, que nos ensina a amar e obedecer a Cristo. Isso realmente resulta em “o justo requisito da lei” (v.4) sendo cumprido em nós!

Pense nisso. O mesmo Deus santo que exige justiça também fornece o caminho para obtê-lo.

Embora libertado da lei com seus severos mandamentos -
Não mais governado por suas duras exigências
-, sou limitado pelo amor de Cristo e sou livre
para viver e agir com responsabilidade. —DJD

A lei de Deus nos mostra uma necessidade que somente a graça de Deus pode suprir. Dennis J. DeHaan