Esperança nos tempos tristes É bom que... ministério pãodiário

Esperança nos tempos tristes

É bom que se espere e espere em silêncio pela salvação do Senhor. - Lamentações 3:26

Tristeza e tristeza são os grandes equalizadores da vida. Eles afetam a todos nós, em vários graus.

Às vezes, países inteiros sofrem. Em 1994, ficamos horrorizados com a enorme dor em Ruanda e na Bósnia. E todos somos tocados por tragédias de menor escala: acidentes, doenças, rupturas familiares, problemas financeiros. Independentemente de nossas próprias tendências otimistas, a tristeza nos visita a todos.

Mas há outro lado disso. Não importa quão trágicas nossas vidas possam ser, não importa se somos entregues à depressão e ao desespero em vez de felicidade e alegria, nunca ficamos sem esperança.

Isso porque a vida não é uma seqüência de circunstâncias acidentais. A vida tem uma dimensão espiritual que sempre pode ser impulsionada pelo amor, misericórdia e graça de Deus.

Veja, por exemplo, em Lamentações 3. Encharcado como esta passagem está na miséria do povo de Jerusalém, há esperança. Em meio aos detalhes do massacre e da devastação por atacado quando a cidade foi invadida, o autor inseriu a melhor esperança da humanidade por uma razão para continuar: o grande amor de Deus. Para combater a aflição e a tristeza, o escritor falou da compaixão de Deus, da sua fidelidade, da sua bondade e da sua salvação (v.22-26).

É notável! Não importa o que possamos estar sofrendo, podemos ter certeza de que Deus nunca nos deixará sem esperança.

Quando o problema procura roubar-lhe a respiração,
Quando a tragédia atinge com força e rouba seus dias,
Lembre-se de que Cristo suportou o aguilhão da morte;
Ele nos dá esperança e merece todo o nosso louvor. - Gustafson

Ninguém está sem esperança, cuja esperança está em Deus. Dave Branon