Além da nossa compreensão Eu e meu pai... ministério pãodiário

Além da nossa compreensão

Eu e meu pai somos um. - João 10:30

Diz-se que Agostinho (354-430), um líder da igreja primitiva, estava andando na praia do oceano um dia e ponderando sobre o mistério da Trindade. Ele notou um menininho brincando com uma concha. O jovem pegava um buraco na areia, depois descia até as ondas e enchia a casca com água e despejava no buraco que havia feito.

Agostinho foi até o menino e perguntou: “O que você está fazendo?” O menino respondeu: “Vou jogar o mar naquele buraco”.

“Ah”, disse Agostinho para si mesmo, “é o que tenho tentado fazer. De pé no oceano do infinito, tentei compreendê-lo com minha mente finita ”.

A Trindade não se encaixa na estrutura da lógica, nem pode ser totalmente analisada com o microscópio do nosso intelecto. Mas isso não é razão para concluir que os teólogos inventaram a ideia. Declarar que o único Deus se fez conhecido como Pai, Filho e Espírito Santo - três pessoas distintas, mas não separadas - está simplesmente expressando o que as Escrituras ensinam (João 10: 29-30; Atos 5: 3-4). ).

Não faz sentido que Aquele a quem adoramos e a quem confiamos nossas vidas deve estar muito além de nossa capacidade limitada de entendê-lo?

Pai, Filho e Espírito Santo,
Ó Santíssima Trindade -
Em essência, porém, três pessoas -
Tu és Deus, nós Te adoramos. —DJD

A verdade de um Deus trino abala a mente, mas conhecê-lo satisfaz o coração. Dennis J. DeHaan