É abençoado receber? É mais... ministério pãodiário
É abençoado receber?
É mais abençoado dar do que receber. - Atos 20:35
Nós admiramos pessoas que assumem a responsabilidade por suas vidas e tentam não sobrecarregar os outros. Essa auto-suficiência é louvável. Mas se toda pessoa necessitada do mundo - e isso inclui todos nós de uma vez ou outra - recusar ajuda, não haveria oportunidade para alguém dar.
Quando lemos a declaração de Jesus em Atos 20:35 de que “é mais abençoado dar do que receber”, tendemos a nos concentrar apenas na virtude de dar. Nosso Senhor não disse que é indesejável aceitar um presente, mas que, em comparação, nosso objetivo deveria ser dar, não receber. Na verdade, tanto dar quanto receber são louváveis, enriquecedores e até necessários.
Talvez seja arriscado, numa era gananciosa, exaltar o recebimento. No entanto, muitas pessoas sinceras e bem intencionadas hesitam quando recebem essa bênção menor, mas igualmente válida. Eles dizem: "Oh, eu não aguento isso!" Ou "Você realmente não deveria!"
Por que somos assim? Pessoalmente, eu concluí que muitas vezes é porque eu não quero me sentir em dívida com os outros, ou eu estou orgulhoso, ou eu quero ter controle. Mas essas atitudes ocultas são egoístas e contrariam o espírito daquele que disse: “Mais bem-aventurado é dar do que receber”.
Talvez precisemos dar aos outros a bênção de dar, aprendendo a ser um gracioso recebedor.
Eu dei de abundante orgulho
E a bênção se despediu,
Até que humildemente ao Senhor eu chorei
E aprendi a receber. - Gustafson
O recebimento agradecido, como a generosidade, vem do coração. Dennis J. DeHaan