Mandamento 2 - Recusar Idolatria Você... ministério pãodiário
Mandamento 2 - Recusar Idolatria
Você não deve fazer para si mesmo uma imagem esculpida. - Êxodo 20: 4
Anos atrás, a revista Life carregava em sua capa a representação de Deus de um artista como um homem velho de longos cabelos brancos e feições faciais severas.
Charles Hodge disse: “A idolatria consiste não apenas na adoração de falsos deuses, mas também na adoração do verdadeiro Deus por imagens”.
Qualquer retrato visual da divindade pode ser perigoso. Nenhuma coisa criada pode transmitir o caráter verdadeiro e completo de Deus. É por isso que Deus ordenou a Israel que não fizesse nenhuma imagem ou semelhança de qualquer coisa no céu ou na terra como objeto de adoração. Tais imagens desonram a Deus porque distorcem a Sua glória, e isso pode levar ao pecado.
O teólogo JI Packer sugere que o povo de Israel pretendia adorar a Jeová quando Arão fez o bezerro de ouro. Ele diz que eles estavam usando a imagem de touro como um lembrete do grande poder de Deus ao libertá-los do Egito. Mas a força é apenas um aspecto do seu caráter. O bezerro não mostrou nada da Sua santidade. Assim, o povo transformou a “festa ao Senhor” em uma festa selvagem e sensual (Êxodo 32: 5-8).
Adorar uma imagem ou imagem de qualquer Pessoa da Trindade é idolatria e oculta a glória de Deus. Isso nos leva ao erro. "Deus é Espírito, e aqueles que O adoram devem adorar em espírito e verdade" (João 4:24).
Grande Pai de glória, puro Pai da luz,
Teus anjos te adoram, todos velando a vista;
Todos os louvores que renderíamos - nos ajude a ver que
só o esplendor da luz te esconde! —Smith
Deus nos fez à sua imagem, mas não podemos fazê-lo no nosso. Dennis J. DeHaan