Falar e fazer A sabedoria que vem de... ministério pãodiário

Falar e fazer

A sabedoria que vem de cima é. . . sem hipocrisia. - Tiago 3:17

Nos antigos dramas gregos, uma pessoa atrás de uma cortina falava as linhas enquanto o artista no palco representava o papel. Podemos nos referir ao orador nos bastidores como alguém que não “praticou o que ele pregou”.

Essa pessoa atrás da cortina me lembra de um problema que nós, como cristãos, experimentamos hoje. Muitos de nós são hábeis em soar religiosos, mas não colocamos nossas palavras em prática. Isso é hipocrisia.

Quando há uma discrepância entre o que dizemos e o que fazemos, criamos confusão na mente de nossa “audiência”. É por isso que muitos descrentes não levam a mensagem do evangelho a sério.

Um cristão que faz o maior impacto em um mundo assistindo, e que promove a causa de Cristo, é aquele cujas ações se harmonizam com seu discurso. Quando Tiago falou da “sabedoria que vem do alto”, ele a descreveu como “pura, depois pacífica, gentil, disposta a ceder, cheia de misericórdia e bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (3:17).

Nosso papel como cristãos é muito diferente dos antigos atores gregos. Eles tinham oradores que não faziam e que não falavam. Nós devemos ser pessoas que falam e fazem a verdade!

Você está escrevendo um “evangelho”, um capítulo a cada dia,
pelas ações que você faz, pelas palavras que você diz;
Os homens lêem o que você escreve, seja infiel ou verdadeiro -
Diga: o que é o “evangelho” de acordo com você? - Gilbert

Quando ações e palavras concordam, a mensagem é alta e clara. Richard DeHaan