CAVALO LOUCO Tomou, então, Samuel uma... pão_diário

CAVALO LOUCO

Tomou, então, Samuel uma pedra... e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor —1 Samuel 7:12

Em 1876, Cavalo Louco era um dos líderes da tribo indígena Sioux. Ele uniu suas forças a Touro Sentado, para derrotar o General Custer e seu exército. Todavia, pouco tempo depois, devido à fome, Cavalo Louco se rendeu às tropas dos EUA. Ele foi morto quando tentou escapar. Apesar deste final trágico de sua vida, ele tornou-se um símbolo da liderança heróica de um povo ameaçado.
Hoje, no lugar da batalha em Dakota do Sul, ele é relembrado em um monumento que está sendo esculpido numa montanha — o Monumento do Cavalo Louco. Quando estiver pronto terá 195 metros de comprimento e 171 metros de altura e mostrará o Cavalo Louco montado num cavalo galopante, indicando o caminho para o seu povo.
Há milhares de anos, o profeta Samuel usou uma pedra memorial bem menor, de uma maneira bem significativa. Em meio a uma batalha decisiva com os filisteus, Samuel clamou a Deus em favor de Israel. O Senhor respondeu a sua oração (1 Samuel 7:10). Em agradecimento, Samuel ergueu uma pedra “e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor” (v.12).
Samuel deu um exemplo para a nossa jornada espiritual. Nós também podemos usar marcos tangíveis da fidelidade de Deus para nos ajudar ao adorá-lo e servi-lo. É bom lembrar: “Até aqui nos ajudou o Senhor.” —HDF

A gratidão é um memorial do coração alegre. Dennis Fisher