É VOCÊ, VIZINHO? Quem é o meu... pão_diário

É VOCÊ, VIZINHO?

Quem é o meu próximo? —Lucas 10:29

Um senhor britânico navegando com um iate pelo Caribe, a uns 6.000 quilômetros de casa, perdeu seu mastro numa tempestade. Ficou à deriva por dois dias e estava sendo atingido por ondas de seis metros, quando seu sinal de socorro foi captado. Segundo o noticiário de Ananova, 90 minutos mais tarde ele foi resgatado pelo capitão de um navio de 116.000 toneladas.
Somente quando retirado da água, o marinheiro resgatado descobriu que o capitão que havia respondido ao seu chamado de socorro era um vizinho de sua vila de Warsash no Sul da Inglaterra. Mais tarde, o homem que fora resgatado perguntou: “Quais são as chances de alguém ser resgatado em meio do nada, pelo seu vizinho?”
Jesus viu vizinhos em lugares pouco prováveis. Quando um sábio em lei judaica pediu-lhe que definisse que “próximo” devemos amar, Jesus delineou um grande círculo. Ele contou a história de um samaritano misericordioso para mostrar que o próximo pode ser um amigo, estrangeiro ou inimigo que necessite a ajuda que podemos lhe dar (Lucas 10).
Para nos distinguirmos como pessoas que pertencem a Jesus, devemos mostrar bondade mesmo àqueles que nos querem fazer mal (Lucas 6:32-34). Somente então refletiremos o amor daquele que, quando ainda éramos Seus inimigos, pagou o alto preço para vir nos resgatar. —MRD

Nosso amor por Cristo só é verdadeiro se o nosso amor pelo próximo também o for. Mart DeHaan