Texto livre mercado Nossos pais... Tiago Szymel

Texto livre mercado

Nossos pais biológicos nos repassam a vida.

Quase sempre porque haviam outros interesses no meio ( como um orgasmo ou o “amor”), ou quem sabe um contrato de casamento 👰, talvez em alguns casos o desejo aprendidos nos filmes da Disney ou no marketing da margarina Doriana. Em última tese quem sabe talvez o desejo inconsciente de reproduzir numa versão mais darwinista.

Aí a “ comunidade “ que gera o sustento da vida coletiva virou governo e livre mercado, então como um Líder de qualquer comunidade O governo tenta mapear o que o livre mercado deseja e regulamenta as possibilidades de que eu e você consiga boas porções de proteína, arroz feijão e trigo 🌾 durante a nossa existência.

Mas até parece que o livro mercado vai colocar em um plano pedagógico como tudo deve ser feito. A não ser os negócios de panificação e afins. Negócios de panificação é um termo usado para falar de qualquer profissional que possa ser buscado no mercado( Padeiro, administrador, programador, advogado, contador, publicitário ou qualquer outra área).

Seguindo a lógica:
Tudo que é raro permanece raro.
Quando alguém descobre avança o nível de mercado e o ciclo não para. Se você conseguiu ter uma casa 🏡 alguém que tinha a casa antes de você tem uma mansão. Se você vai no shopping e se sente consumidor de alto luxo, quem ia no shopping antes está consumindo outro nível de shopping. E assim sucessivamente. Se você sabe um secreto fantástico, alguém que já sabia desse segredo fantástico já está no próximo nível.

Afinal: Se o segredo da caixa de Pandora for aberto por todos, a economia se quebra em dois minutos.

Se todos tiverem o mesmo grau intelectual pau a pau quem ganha ?

Quem tiver capital para perder até matar o outro ou em palavras mais leves, capital para sobreviver sem morrer por mais tempo, o que da no mesmo.


Resume pra mim ?


“ Como ser duas vezes melhor se você está pelo menos 100 vezes atrasado”. Racionais MCS já tinha a resposta.

O estado e o livre mercado são uma piada de mão gosto pro pobre normal( População Geral) . Ou para o cenourinha intelectual ( Alguém que fez tudo certinho conforme as regras, fez um vestibular padrão, se formou em alguma coisa e procura um emprego para se encaixar na classe média alta e viverá correndo atrás de uma cenoura 🥕 até a aposentadoria), para depois começar a viver.

Esses não tem a mínima chance.

Dois fatores determinantes:

Pobre indomável obstinado
Ou
Riquinho que já é riquinho usando cenourinha intelectuais para potencializar o negócio.


O cenoura 🥕 raramente consegue alguma coisa sozinho se for trabalhar por conta própria “mesmo sabendo de tudo que o MEC “ e o livre mercado ensinou.

Saber tudo, todos os procedimentos ( talvez esse seja o problema, ele sabe tudo que os outros cenouras que beberam da mesma fonte sabem).

O pobre no geral sofrendo e com a tentativa de sobreviver na selva ( que diga se de passagem consegue quase toda energia pois não é fácil), é muito forte como um gladiador, mas em termos intelectuais é frágil por falta de acesso.

O pobre obstinado, aprende tudo que o cenoura 🥕 sabe no erro e no acerto, apanha feito cachorro 🐕 perto do açougue, como o pão 🍞 que o satanás amassou, e vai aplicando o que a teoria da idade da pedra nos ensina empiricamente “ por aqui morre em dois minutos,por ali em 4, então vamos por ali“ e assim sucessivamente. Aprendendo na prática.

Não é pra qualquer mortal. Após alguns tropeços a vontade de desistir é imensa.


Conclusão ?


Nasceu pobre...
Se fizer tudo certo = você é um cidadão com um carro 🚗 e um apartamento.

Se fizer errado= um cidadão tentando a subsistência.

Se fizer tudo certo e tiver muito talento=
Você é o melhor do seu ramo e venceu na vida.


Hipótese Nascimento com grana:

Você vira vegano 🌱 e não precisa corresponder ao estado nem ao mercado. Afinal você tem a grana e tanto faz o mundo.

Se você for rebelde e não quiser o dinheiro 💰 da sua família quando adulto, sua educação vai te deixar na frente de qualquer pobre e qualquer cenourinha, se tudo der merda você abre um negócio que provavelmente terá boas chances de dar certo, afinal seu capital intelectual e rede de contatos te ajudarão.

Agora se você fizer tudo certinho vai ser uma versão mais fraca do seu pai ( que já é suficiente) ou se for um talentoso será uma versão melhorada com chances acima de 90% de dar certo.


Raridade A: você nasce pobre e é um gênio obstinado.

Raridade B: você nasce pobre e obstinado fora da curva que não desiste nunca, mesmo fazendo algo comodity.

O capitalismo para mim é isso.
Levei 31 anos pra chegar nessa compreensão.
Poderia ter sido mais 31 anos.

A limitação mental impacta tudo, é se torna uma camada que ofusca os olhos por si só impedindo de observar a fundo.

É como o cadastro positivo (aprovado sancionado essa semana), você nasce automaticamente numa situação.


Não mudou nada.

Imagina você nascendo 12 mil anos A.C
Ou 30 mil anos atrás, Talvez 70 mil anos atrás.

“É um acaso atrás do outro que te cospe dentro do útero e depois te cospe pra fora”.

Qual fragilidade é menos pior para escolher e viver ?

Aquela que escolhemos acreditar.

Tiago Szymel abril de 2019