Inclusão é a propriedade que possui um... Cassia Guimarães

Inclusão é a propriedade que possui um conjunto de ter todos os seus elementos contidos num outro conjunto. Mas pera aí. Isso parece mais matemática do que inclusão. Não é isso que eu quero falar, não. Inclusão para mim é quando conseguimos englobar pessoas diferentes, comuns ou especiais num mesmo local, não somente pela acessibilidade que já é obrigatória, como a igualdade e principalmente a equidade de direitos respeitados por sermos cidadãos de um país Democrático de Direito. Isso já existe na Constituição elaborada de 1988, as leis existem falta serem cumpridas. Para quem não sabe o que é equidade segue a descrição: respeito à igualdade de direito de cada um, que independe da lei positiva, mas de um sentimento do que se considera justo, tendo em vista as causas e as intenções. Não me venha com essa história de colocar nossos filhos especiais em escolas regulares com falta de profissionais qualificados, cuidadores individualizados e dizer que as crianças estão preparadas para serem solidárias e receberem de braços abertos pessoas deficientes, sejam autistas, surdos, down ou qualquer outro tipo de diferença, porque não estão. Não há qualificação nem orientação muito menos acessibilidade. Como uma vez, me foi dito dentro de um orgão público, que eu não esqueço, foi falado por um médico e aplaudido pela promotora a seguinte expressão: “ Inclui depois a gente treina”. Como isso gente? Minha filha é cachorro... para entrar num local que não está adaptado, capacitado, com orientação, treinamento específico e esclarecimentos para as pessoas que irão conviver em conjunto, ser jogada simplesmente de lado, porque não vai conseguir acompanhar.
“Se a cidadania e a ética não imperarem, a inclusão continuará sendo um mito, como consequência de uma escola que prega a profecia de que a criança aprende com a própria experiência, mas, se não cumprir o seu papel de integradora, promovendo o processo ensino-aprendizagem num ambiente agradável, esse crescimento dificilmente acontecerá. ”
Cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente, algumas pessoas até poderão ser beneficiadas para seu desenvolvimento, mas há pessoas especiais que podem falar por si próprias o que é melhor ou não, eu já vi isso acontecer, ou os pais pedirem o que acham melhor para seus filhos, mas temos que ter opção, e a nossa opção hoje, pelo menos a minha em questão, de qualidade, aceitação, respeito e verdadeira inclusão está nas escolas especializadas. Simples assim!