Sociabilização é o prazer de levar... Cassia Guimarães

Sociabilização é o prazer de levar vida em comum, inclinação a viver em companhia de outros, reunindo-se em sociedade ou em grupos, adquirindo ou ensinando um bom convívio social, com interação e comunicação. Na sociologia, o processo de socialização é fundamental para a construção das sociedades em diversos espaços sociais. É através dele que os indivíduos interagem e se integram por meio da comunicação, ao mesmo tempo que constroem a sociedade.


Segundo Gilberto Freire ““É a condição do indivíduo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social e da cultura, em pessoa ou homem social, pela aquisição de status ou situação, desenvolvidos como membro de um grupo ou de vários grupos”. A socialização (efeito de ser tornar social) está relacionada com a assimilação de hábitos culturais, bem como ao aprendizado social dos sujeitos. Isso porque é por meio dela que os indivíduos aprendem e interiorizam as regras e valores de determinada sociedade.


Somente através da integração e interação, que há possibilidade de ser entendido e entender, isto se faz mediante o uso da comunicação ao expressar pensamentos, sentimentos e transmitir conhecimentos, que para que há já crescimento humano é fundamental se sociabilizar. O que deverá ser estabelecido durante a vida toda de um indivíduo. E sua falta faz com que as pessoas parem no tempo, e esqueçam os princípios de viver em comunidade.


Ninguém é perfeito e todos sabemos que precisamos uns dos outros para alcançar nossos objetivos. Desde criança os seres humanos vão se socializando mediante as normas, valores e hábitos dos grupos sociais que o envolvem. Não importa a qual tipo de comunidade pertença, sua classe social, ideologias, etnias, e sim que se crie este hábito para que não exista conflitos internos. As consequências dos processos de socialização geralmente são positivas e resultam na evolução da sociedade e dos indivíduos.


Por outro lado, as pessoas que não se socializam podem apresentar muitos problemas psicológicos, determinados, por exemplo, pelo isolamento social, extremamente prejudicial. Este processo vem se alterando ao longo dos tempos, o que nos obriga, sempre, a nos manter atualizados, o que nos permiti evoluir. E depois de ter falado tanto, desejo a todos um excelente descanso.