Pensando Alto... Esta semana me peguei... Cláudia S.P - Psicóloga...
Pensando Alto...
Esta semana me peguei observando alguns comportamentos e falas de alguns colegas e conhecidos...
Quão difícil é aceitar um elogio... Mesmo que se diga com sinceridade e de forma verdadeira; ainda assim a pessoa que recebe se arma a ponto de duvidar e desconfia qual o interesse por de trás de uma simples expressão de afeto.
No entanto, o mais estranho que observei é que esse “fenômeno” já não ocorre como de uma ofensa... Mesmo que essa não seja de fato direcionada à pessoa quem recebe.
A famosa, “se a carapuça serviu!”
Talvez não seja só bem provável, mas sim um fato, do que digo não seja nenhuma novidade...
É somente mais uma conclusão da forma com que as pessoas vêm internalizando tantas coisas ruins ao longo de suas vidas.
Por que é tão mais fácil acreditar em uma ofensa ou um desagrado direcionado a nós, por pessoas de caráter duvidosas, do que um simples e nada pretensioso elogio de um colega?!
Por que julguemo-nos não merecedores de tal enaltecimento?
Então resolvi postar uma pequena foto com os dizeres: “Apenas observando essa pessoa linda que é você...”
O número de pessoas me parabenizando por algum compromisso amoroso (que, aliás, não existe no ‘post’) e o número de pessoas me perguntando quem é a pessoa por quem eu me apaixonara foi bem explicito do caso.
E se você foi um dos meus colegas que viu, curtiu e não me indagou sobre minhas relações pessoais, PARABÉNS... Essa frase foi pra você mesmo. Um simples elogio pra que você comece a acreditar que é merecedora(or) de boas palavras e sentimentos bons. Que VOCÊ é uma pessoa linda!
Mas se o contrario lhe fez pensar... Procure identificar o que está por trás do desconforto gerado por um elogio. Procure e reflita sobre qual crença você tem a seu respeito.
“... A dificuldade em receber um elogio e suas reações consequentes é um mecanismo de defesa em busca de amenizar e evitar qualquer tipo de ilusão e sofrimento.”
- LUISA RESTELLI -