Ter posse de si é se por em primeiro... Yára Uchôa Barreto
Ter posse de si é se por em primeiro lugar. Quando você não se põe em primeiro lugar, você está pondo alguém lá e está se rejeitando. Isso não significa ser egoísta, mas dar-se o devido valor. Quando você toma essa atitude, não quer dizer que esteja rebaixando ninguém, ou roubando o lugar de alguém. Cada um sabe onde se colocar. A pessoa, quando não se põe em primeiro lugar, está dizendo que os outros são mais importantes e, geralmente para ganhar a aprovação, procura ser boa com eles, não importa o sacrifício dispensado , e você fica se sentindo um lixo.
Ter posse de si é sentir que o que você sente é mais importante do que as pessoas falam. O que os outros falam ou pensam de você, só interessa a eles. O importante não é aquilo que você aprendeu, mas aquilo que você aceita na sua experiência, o seu sentido, o que você gosta. Só você sabe o que é bom para si.
Ter posse de si é sentir que é ótimo, perfeito, corajoso e ousado, não se criticando, não se condenando, não se contrariando, aceitando suas vontades e seu temperamento. É sentir-se divino. Se você não se sentir ótimo, como poderá tomar posso de algo que tenha qualidade?
Quem tem posse de si não reivindica a consideração, a atenção, o apoio, o amor do outro com a intenção velada de se sustentar, embora, quando apareçam, sejam bem-vindos e muito agradáveis. Sua sustentação reside na posse de si e não no externo. Significa não delegar seu poder a ninguém. Quem tem posse de si não se compara a ninguém, visto ter sua individualidade bem definida, eis que se considera "sui generis," único, aceitando-se como é,
Cultua para si o pressuposto "estou no mundo, não sou do mundo", investe em sua diferenças, abominando a mesmice.
Se não tomar posse de si, fatalmente, outros tomarão.