Pensamento Do Dia: “Deus, ou quer... Marcelo Henrique
Pensamento Do Dia: “Deus, ou quer impedir os Maleses e não pode, ou pode e não quer, ou ainda não quer e nem pode, ou quer e pode. Se quer e não pode, é importante: o que é impossível em Deus. Se pode e não quer, e nem pode, é invejoso e impotente: portando nem sequer é Deus. Se Pode e quer, o que é a única coisa compatível com Deus, donde provém então a existência dos Maleses.?”
Por que razão é não os impede?”
Boa parte problemática religiosa partindo de duas idéias que parecem incompatíveis ou contraditórios: a onipotÊncia de Deus e a existencia do Males. Como isso é possível? Se ele é poderoso e tudo pode, por que não acaba com o Males? Se Ele não e poderoso, não é Deus. Dessa constatação, ocorrem as perguntas: Deus realmente existe? Existe bem? Existe o Males? Quais são as implicações da existência ou da inexistência de Deus para o ser humano?
Para que Serve Deus Ao Ser Humano?
O Cristianismo é uma religião fundamentada, sobretudo, na crença em um Deus criador de todas as coisas, em Jesus Cristo e na ressurreição. Na Bíblia, os evangelhos anunciam ao mundo uma boa notícia: a vinda de cristo, o Filho De Deus, para salvar todos que nele acreditam e vivem de acordo com seus ensinamentos.
“O cristianismo se dirige ao homem para aliviá-lo da sua miséria, mostrando-lhe qual é a sua causa e oferecendo-lhe remédio para ela. É uma doutrina da salvação, e é por isso que uma religião. A filosofia é um saber que se dirige À inteligência e lhe diz o que são coisas; a religião se dirige ao homem e fala de seu destino.” GILSON XVI
Mas se Deus não existir? E se ele for uma criação humana? Essa possibilidade evoca várias questões, como: que motivos levaram os humanos a criar “Deus”? Quais são as conseqüências da inexistência de uma divindade? Será que, na ausência de Deus,tudo é permitido?
“ Deus está morto! Deus continua morto! E Nós o matamos! Como nos consolar, a nós, assassinos? O mais forte e mais sagrado do que o mundo até então possuíra sangrou inteiro sob nossos punhais- quem nos limpará este sangue? A grandeza desse ato não é demasiado grande para nós? Não deveríamos nós mesmos nos tornar deuses, pra ao menos parecer dignos dele? Nunca houve um ato maior- e quem vier depois de nós pertencerá, por causa desse ato, a uma história mais elevada que toda a história até então.”
NIETZSCHE, Friedrich.