FREECYCLE Leia: Deuteronômio 14:1-21... pão_diário

FREECYCLE

Leia: Deuteronômio 14:1-21
Não cozinhem um cabrito ou um carneirinho no leite da sua própria mãe ( v.21).

Examine: Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês... ( Romanos 12:2).

Considere: Onde você é mais tentado a ceder à cultura dominante e comprometer sua lealdade a Deus ? Como seria se você evitasse a competição entre os valores ?

Uma pessoa que faz freecycle ( reaproveitamento e reciclagem ) resiste à cultura consumista e busca um estilo de vida fora do sistema econômico dominante. Uma prática de freecycle é buscar alimentos em caçambas. Rebeca tem uma boa carreira e recursos financeiros ( também expõe sua arte num museu ); e mesmo assim, 99% de seus alimentos provêm dessa fonte. Ela compra apenas manteiga e leite. Os praticantes fazem algo que parece ser uma escolha bizarra, pois têm comprometimento com outros valores. Deus chama o Seu povo para uma vida separada e contracultural ( não inclui as caçambas ).
O livro de Deuteronômio instrui o antigo Israel a viver como povo de Deus numa cultura que resistia à visão do Senhor sobre o mundo. Parecido com freecycle, as instruções ensinavam como, onde e quando deveriam buscar alimento.
Deus lhes disse que poderiam comer carne de " ...vacas, carneiros, cabritos ", mas nunca poderiam comer um porco ou uma águia ou uma coruja ( Deuteronômio 14:4 ). Poderiam comer criaturas que nadassem com barbatanas e escamas, mas se elas não tivessem barbatanas e escamas, não.
Provavelmente, há muitas razões por Deus ter dado estas instruções ( higiene, questões ambientais, etc ). Porém, um dos propósitos de Deus ficou claro com a insistência de que os israelitas nunca cozinhassem " um cabrito ou um carneirinho no leite da sua própria mãe " ( v.21 ). Aparentemente esta prática alimentícia era comum na cultura cananita, parte de seu ritual religioso pagão. A questão não era se a carne era boa ou não. A proibição referia-se a ter fidelidade a Deus acima dos falsos deuses.
Para nós, a lealdade cultural, prática consumista ou comprometimento político que concorre com nossa fidelidade a Deus merece ser jogada na caçamba de lixo - sem permissão de reciclagem. - Winn Collier