CHEIOS DE BOAS OBRAS Leia: "Atos... pão_diário
CHEIOS DE BOAS OBRAS
Leia: "Atos 9:36-41" Na cidade de Jope havia uma seguidora de Jesus chamada Tabita. ( Este nome em grego é Dorcas. ) Ela usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres ( v.36 )
Examine: Mateus 25:31-46 ; 1 Timóteo 6:17-19 ; 1 João 3:16-18
Considere: O que você fez recentemente e que revela a sua identidade como pessoa que crê em Jesus ? Como você poderá ajudar a curar as pessoas abatidas e feridas de sua comunidade ?
O dr. Martin Luther King disse certa vez "Os abastados e seguros têm muitas vezes se tornado indiferentes e desatentos quanto à pobreza e privação em seu meio. O pobre... foi barrado de nossas mentes e afastado do entorno de nossas sociedades, porque permitimos que se tornasse invisível. [...] Enfim, uma grande nação é uma nação compassiva. Nenhum indivíduo ou nação pode ser grande se não tiver cuidado do '...mais humilde dos meus irmãos'" ( Mateus 25:40 ).
Em Jope, Dorcas deve ter sido vista como uma grande pessoa devido à sua preocupação com "...o mais humilde dos meus irmãos". Para descrevê-la, Lucas usa uma palavra grega que significa "discípula" ( Atos 9:36 ). O termo significava grande honra para uma mulher e significava que ela se compremetia a aprender as palavras de Jesus e a pautar sua vida pela dele.
Esse compromisso era expresso através de suas lindas obras em favor dos pobres, especialmente das viúvas de Jope ( v.39 ). Suas obras altruístas aos "...mais humildes dos meus irmãos"
fluíam de seu relacionamento íntimo com Jesus ( João 15:5 ). A vida dele estava agindo nela e ela estava procurando ativamente fazer o que Jesus desejava. Suas boas obras não asseguravam seu relacionamento com Ele: ela eram prova de seu relacionamento com seu Salvador. Esses feitos compassivos certamente vinham de sua compreensão de que ela era feitura de Deus, criada em Cristo para boas obras ( Efésios 2:10 ). Ela não descansou e desfrutou de sua riqueza, deixando o trabalho de cuidar dos pobres para os outros. Ela desejava servir pessoas reais em tempo real, dando sua vida em favor dos pobres.
A graça tornou-se visível para nós em Jesus. Nossa maneira de lhe agradecer é abrir nossas vidas e derramar Seu coração sobre as pessoas abatidas ao nosso redor. - Marvin Williams