VOCÊ QUER FICAR CURADO? Leia: "... pão_diário
VOCÊ QUER FICAR CURADO?
Leia: " João 5:1-8 "
Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou: - Você quer ficar curado ? ( v.6 ).
Examine: Ele cura os que têm o coração partido e trata dos seus ferimentos ( Salmo 147:3 ).
Considere: Como você responderia à pergunta de Jesus: - " Você quer ficar curado ? " Existe algo que você não esteja disposto a abandonar para ficar curado ?
Certa vez, Jesus encontrou um homem deficiente há 38 anos. Após avistá-lo deitado próximo a uma piscina em Jerusalém, Jesus lhe perguntou: "...Você quer ficar curado ?" ( João 5:6 ).
A princípio, essa pergunta nos parece estranha. É claro que o homem queria. Ele já havia sido deficiente por décadas ! Ao fazer a pergunta, entretanto, Jesus reconhecia que algumas vezes as pessoas parecem mais propensas a permanecer na situação de deficiência e enfermidade do que a ser curadas.
Ironicamente, para alguns, a jornada para a restauração da debilidade pessoal parece assustadora demais. Embora as feridas da vida o tenham aleijado e aprisionado, ele estava acostumado.
Qualquer um pode se acostumar a viver em estado de debilidade, e amedrontar-se em abandonar tal condição, e em consequência torna-se institucionalizado. O termo é usado para descrever o estado do prisioneiro que apresenta problemas para viver no " mundo real ", quando sai da cadeia ou adquire liberdade condicional. Lutando para viver fora dos muros da prisão, alguns ex-prisioneiros cometem algum crime para serem enviados novamente ao modo de vida que conhecem e do qual desejam voltar a participar.
Esse estado de mente é semelhante ao dos israelitas pouco depois que Deus livrou milagrosamente da escravidão do Egito. A vida de escravidão era a única vida que esse povo conhecia. E poucos dias, apenas, em liberdade, quando a jornada se tornou difícil, eles queriam retornar ( Êxodo 16:1-3 ). Seguir a Deus pelo deserto em direção à Terra Prometida deve ter parecido muito arriscado. Eles não estavam dispostos a " ficar curados ".
O principal propósito de Deus é a restauração, mas precisamos saber que a jornada não é fácil. Algumas vezes requer que deixemos para trás o que é familiar e saiamos em novas direções ( João 5:8 ). -Jeff Olson