LEMBRE-SE DO MANÁ Leia: 'Êxodo... pão_diário

LEMBRE-SE DO MANÁ

Leia: 'Êxodo 16" Pegue uma vasilha, ponha nela dois litros de maná e coloque-a na presença de Deus, o Senhor, a fim de ser guardada para os nossos descendentes ( v.33)

Examine: Êxodo 12:24-27 ; Eclesiastes 11:7-9 ; 1 Coríntios 11:23-26

Considere: Que momentos marcantes com Deus você mais precisa recordar ? Que atitudes práticas você precisa tomar para mantê-los vivos na memória ?

Fazia apenas um ano que tínhamos mudado de nossa cidade, no entanto, nossos filhos já estavam começando a esquecer. Há alguns dias viajamos para nossa antiga cidade, circulamos por o nosso antigo bairro e vimos o morro íngreme que eles desciam de bicicleta, gritando por todo o trajeto. Revimos o lugar onde sempre parávamos para apreciar as madressilvas durante os passeios na primavera.ps meninos, com olhos arregalados, diziam o tempo todo: " Oh, me lembro ! Eu me lembro disso ! "
Creio que como seres humanos, recordar é uma das coisas mais importantes que fazemos. Para nos lembrarmos de quem somos, precisamos nos lembrar de onde viemos e o que vivenciamos até agora.
Para Israel, a sua identidade nacional estava repleta de histórias de como o seu Deus os libertara, resgatara e sustentara ( e também julgara ). A narrativa no livro de Êxodo descreve como Deus arrancou o povo das mãos do Faraó e os tirou do Egito. Deus abriu o mar, guiou o povo com uma coluna de fogo ( Êxodo 14 ) e transformou a água amarga em doce ( Êxodo 15 ). E, talvez o mais impressionante: "...fez chover pão do céu" ( Êxodo 16:4 ). Eles o chamaram de maná.
Apesar dos milagres de Deus, o povo muitas vezes duvidou que Ele pudesse prover o que precisavam. Quando o povo estava faminto, eles reclamaram. E Deus então, de modo misericordioso, enviou-lhes o alimento que caía do céu. Todos os dias eles recebiam o necessário ( v.12 ).
Porém, Deus insistiu para que eles guardassem uma porção de maná como parte dos itens sagrados. Ele estava preocupado com as futuras gerações pudessem se esquecer da provisão que haviam recebido. Quando seus netos perguntassem o que eram aqueles estranhos biscoitos no pote, eles poderiam dizer com gratidão e esperança: "Ah, eu me lembro." - Winn Coller