Neurociência do afeto Empatia entender... Rogéria Cardeal Hta
Neurociência do afeto
Empatia entender o que o outro tá sentindo
Gentileza terreno da compaixão
Quando você se permite te permite entrar no terreno sentimental...
Conheço pessoas de palavras lindas, textos maravilhosos, mas na prática... muros, desvalorizando sentimentos recebidos, no terreno amoroso... mas, a outra parte que está ali vê tudo e todos recebendo gentileza, amor um coração imenso desse par.
Falar palavras belas, termos educados e gentis, atenção, que são gestos que encantam e conquistam diariamente, são vistos dados a esmo a outrem, uma servidão tamanha imbuídas de educação, exaltam casa grande, amigos terceiros mas, matam pretas, pretos, pessoas que estão sempre colocadas a baila, e no canto da incapacidade de que essas pessoas possam ter de amar, inertes seguem massacrando e matando auto esta e fios de esperança em ser e fazer feliz.
Na platéia de seus sonhos assistem e ouvem a outrem um to aqui pro que precisar, conte comigo, elogios, orgulhos de amizades, gratidão de atitudes e gestos, e estão sempre colocados na pauta, como se seus gestos e atos fossem baseados na leviandade da falsidade, seu sentimentos desmerecidos como chula palavras vazias.
No cálculo da vida essas pessoas demoram mas, calculam as lágrimas em mais números que sorriso, e que na divisão sobram lhe sempre os restos, e o quanto se multiplicou para atingir uma raiz quadrada de uma fórmula ao qual é um componente que não faz parte.
Mais empatia até mesmo para se respeitar o próximo e dizer o que quer quem quer e não quer.
Amor preto cura e também mata, manos e manos na vitrine, condenados a assistir oferecidos tudo o que pra eles é negado, a famosa sindrome do moreninho da casa grande, faz com que na escolha de quem sangra, negros e negros são vistos como o que já passou por tudo, aguenta mais um pouco, no sinalizar dos sinos, matam a auto estima dos seus, os colocando no final da fila da prioridade e consideração.
Sejamos mais, valorizemos mais, empatia muito mais, podemos trabalhar nosso sistema neurocentral com uma simples palavra, numa simples escolha, vale apena, seja mais humano para os seus pares.
#amorafrocentrado
#RCH