Gratidão por todos os que passaram e... Yára Uchôa Barreto
Gratidão por todos os que passaram e passam por nossas vidas!
A gratidão é um dos sentimentos mais nobres! Quem sabe agradecer sabe amar, perdoa com mais facilidade, transmite paz, vive com mais doçura e leveza.
O ato de agradecer sempre a Deus por tudo, deveria ser constante em nossa vida.
Não sejamos gratos apenas pelas coisas boas, aliás, é muito fácil sermos agradecidos quando tudo anda bem conosco. Quero ver é exercitar esse sentimento nas horas difíceis, quando tudo parece desabar sobre nós.
É ser grato também nos momentos de dor e sofrimento que todos nós estamos sujeitos a passar, é na hora da perda de um ente querido, quando alguém que amamos nos abandona, diante dos problemas que surgem inesperadamente, etc.
Dificilmente, quando parte alguém caro ao nosso coração, nós nos lembramos de agradecer.
Mas devemos, sim, demonstrar a nossa gratidão a Deus pelo tempo que tivemos o privilégio de ter aquela pessoa ao nosso lado.
Enfim, existem milhões de razões para sermos gratos. Entretanto, levados pelo nosso egoísmo, orgulho exacerbado e vaidade desmedida, nós nos julgamos sempre merecedores de tudo, e achamos que nada de “ruim” ocorre conosco; as dificuldades só surgem na casa dos vizinhos.
A postura que insistimos em manter é achar-nos “especiais” e que estamos acima do bem e do mal.
Sabemos muito bem que não é bem assim, como acontece com todo mundo, as provas também nos alcançam, já que não estamos isentos delas.
Portanto, procuremos enxergar a vida por outro ângulo e aprendamos ser gratos por tudo que nos chega.
Ergamos os olhos para o céu e façamos uma prece: por aqueles que passaram pela nossa vida e deixaram saudades, pelos que em algum momento nos fizeram sorrir, pelos que durante algum tempo nos fizeram felizes, por todos aqueles que direta ou indiretamente marcaram a nossa existência deixando um rastro de esperança e alegria.
Muitas vezes, as pessoas só passam, não vêm para ficar, mas são tão marcantes e deixam um legado tão positivo que é impossível esquecê-las. São suaves lembranças, doces recordações que guardamos no cofre sagrado do coração.
Assim é a vida, uns vem e ficam, outros passam e partem, ficando apenas o tempo necessário para nos ensinar algo, porém, todos eles importantes para o nosso aprendizado.
Cada um escreve sua história, deixando marcas que ficarão eternamente gravadas em nossa alma e em nosso coração.