164. DIANTE DAS FRAQUEZAS Nossa... André Freitas

164. DIANTE DAS FRAQUEZAS


Nossa evolução é sempre desparelha. Crescemos mais em alguns aspectos do que em outros. Isto é normal e acontece com todo mundo. Devemos, porém, ter atenção especial com nossos “pontos fracos”. Conhece-los é aconselhável, mesmo que não possamos corrigi-los de imediato.
Se você sabe que seu ponto fraco é, por exemplo, a gula, evite comprometer a saúde com alimentação errada. Se a paciência está em falta, evite explosões que o levem a atos impensados dos quais se arrependerá. Se nos perdemos pelo egoísmo, vamos tentar ser mais solidários, pois só assim conseguiremos o que queremos, tudo de bom para nós! Se somos apegados aos bens materiais, valorizemos mais o espírito, pois a carne é passagem para ele, que é a nossa realidade.
É pelos nossos pontos fracos que caímos. Não nos vale tanto ser ótimos em uma área e péssimos em outra quanto um desenvolvimento mais harmonioso, com um “satisfatório” em tudo.
É o desequilíbrio que nos leva a sofrer. Um pássaro pode voar bem apenas se tiver as asas equilibradas. Tendemos a fugir do que nos apresenta mais dificuldades, mas é neste ponto que devemos nos focar.

O equilíbrio é virtude difícil
De conquistar, mas vale a pena.
Encare as fraquezas de frente e a
Vida se tornará menos difícil.