Muita sabedoria e pouco dinheiro Parece... Valdir Venturi
Muita sabedoria e pouco dinheiro
Parece uma frase sem sentido, no entanto, se não soubermos usar a nossa sabedoria financeira, de nada adiantará ganharmos um salário enorme, pois o vento levará tudo.
Salomão, um rei incrivelmente rico, ensinou através de provérbios muitas maneiras de não trabalhar a vida inteira e no final acabar na sarjeta.
Um primeiro passo é antes de economizar ou investir o dinheiro, precisa-se ganha-lo, essa é a primeira chave, e com esse ganho manter sua estabilidade, jamais gastando além do que ganha, mas somente economizar não é por si uma boa idéia, mas saber onde investir seu capital, fazer com que lhe rendam frutos, os esbanjadores sofrem e jamais prosperam, pois o custo de vida pesa nos seus ombros, mas não querem abandonar o estilo de vida que querem ostentar. Tomar sol é ótimo, mas poder ter uma sombra segura é melhor ainda. E para dormir de consciência tranqüila, comprou tem que pagar. Claro que existem problemas que podem vir a ocorrer, mas tudo é negociável. Basta ter boa vontade e bom caráter.
Muitas vezes ser sábio em certas áreas, e não saber ser sábio financeiramente poderá até lhe dar certo status de pensador, conselheiro, mas ira sempre estar mendigando. Falei besteira? Não, pois vivemos em um mundo capitalista, onde tudo se compra e nada vem de graça, e afirmo que nada tem a ver com a adoração ao dinheiro, outro deus, mas sim a vida moderna que exige certo conhecimento financeiro ou mesmo sendo sábio em muitas coisas como já descrevi acima, estará à mercê do caos, ou seja, um verdadeiro contador de moedas., e terá muitas dores de cabeça, e aí aparecerá o stress, a ansiedade, a angústia, a depressão, e viver de aparência consegue-se somente por certo período, e depois? Notamos que hoje em dia qualquer instituição, sejam igrejas, clubes, ONGs, necessitam de receitas para sua sobrevivência, pois é tempos modernos, e o custo é alto, mas enfim, pé no freio, planejamentos, objetivo concretos e especialmente com o dinheiro, pois a pressa pode se tornar uma inimiga que te fere, Deus ordena que vá devagar ao pote, porque decisões ambiciosas demais e impulsivas somente revelam um homem cobiçoso e ganancioso, e a pobreza esta a caminho daqueles que querem enriquecer a qualquer modo. Dinheiro fácil vai fácil, é um velho e atual ditado, você poderá honrar a Deus pela sua obediência, adoração, oração, cânticos, dízimos, obras e a essência do amor, mas tenha também o coração grato e generoso, mas use da sabedoria. Esse assunto pode se tornar extenso demais e paro por aqui.