Precisamos falar sobre felicidade. Nós... the2kira
Precisamos falar sobre felicidade.
Nós seres vivos temos a necessidade de sentirmos emoções. Nós vivemos para construir uma vida agradável e/ou que nos traga satisfação. Somos feitos de alma e corpo, espírito e carne, temos vários estados de nossas vidas.
O que estou tentando dizer com "seres vivos" é que todo animal, racional ou irracional, possui emoções e sentimentos também. Nós podemos sentir raiva, ódio, medo, tristeza, alegria, etc. Tudo de uma vez, ou tudo dividido em seu tempo, mas a felicidade é a única emoção que você pode fazer ser fixa, ser duradoura, assim como um cachorro, um gato, que independente de qualquer dor, estão sempre felizes. Eles são irracionais? Sim, mas quem disse que precisamos de irracionalidade pra sabermos aproveitar a vida? Que precisamos ignorar todos os problemas pra sabermos que a vida é bela?
Tenho visto conhecidos e até mesmo amigos desistirem da vida com tampouca idade, ainda começando a sua saga.
Essas são palavras de alguém que já sofreu tanto com a vida, que simplesmente sentou e aceitou que a vida é uma merda e deixou o pessimismo comandar seus pensamentos, eu mesma.
Eu perdi duas pessoas mais importantes da minha vida na minha adolescência, eu tive que conviver com o problema dos outros, tive que aceitar que nem tudo é como a gente quer, nem todo mundo é perfeito e ninguém no mundo vai trazer de volta o tempo que já passou. Já esperei demais das pessoas e acabei me vendo sem chão ao sairem da minha vida, já tive que deixar de estudar por problemas pessoais, já fiquei sem contato com meus irmãos por birra nossa, e vou falar pra vocês, isso não é nem a metade do que já passei
O foco aqui não é falar sobre minha vida pessoal ou fazer vocês sentirem pena de mim, muito pelo contrário, é mostrar o que aconteceu comigo mesmo depois de todos esses problemas, mesmo depois de só esperar o pior trancada no meu quarto, afastando todos que tentavam se aproximar de mim.
Recentemente eu terminei um relacionamento de 1 ano e meio, e depois disso eu tive outra desilusão amorosa, bem recente mesmo, papo de dois meses. Admito que eu sofri mais com essa desilução do que com o término, só provei a mim mesma como o tempo é relativo para sentir as coisas e, que em 1 mês, essa pessoa me fez mudar totalmente a visão da vida.
Acontece que ele desgraçou com tudo que eu podia chamar de sentimento bom que havia em mim, de fazer eu realmente cair e não olhar pra frente, eu literalmente fiquei caída no chão aos prantos, e aquilo só piorava, porque apesar de tudo, eu não conseguia tirar esse peso de mim, eu não conseguia soltar essa corrente dos meus pés, porque eu continuava correndo atrás, eu continuava deixando ele fazer minha cabeça e mentir só pra no final ainda me ter como contato.
Eu sei que existem pessoas com muito mais problemas sérios do que esse, mas não era só isso, isso só foi o cúmulo, o acúmulo de todos os problemas me fez entrar em depressão e trazer uma energia negativa pra dentro de casa. Além de todos os problemas que minha familia já estava passando, teve mais esse para preocupá-los.
E eu comecei a perceber que eu era um peso, eu estava trazendo mais problemas pra dentro de casa, sabe? Eu sentia que as coisas não incomodavam só a mim, não estavam trazendo tristeza só a mim, e sim para todo o meu ciclo social, meus pais e meus amigos, que se viam incapaz de me ajudar, porque certas coisas só nós mesmos podemos nos ajudar.
Quando tudo parecia ter acabado em ruínas, uma pessoa me apareceu, uma pessoa random, que hoje em dia nem temos mais contato infelizmente, mas que sou muito agradecida por tudo o que me disse, e como fez eu abrir os olhos. Ele me fez ver que nós não dependemos de NINGUÉM pra sermos felizes, nós não podemos deixar que um certo momento da vida seja o suficiente pra acabar com nossa esperança, me fez ver que eu posso sim, ser feliz com o pouco que tenho. Mas o mais importante de tudo, me fez ver que eu não precisava que ninguém me dissesse o que ele me disse, porque no fim, tudo veio de dentro de mim, no fim, eu só precisava acreditar que eu era maior que aquilo, que eu era capaz de conquistar o mundo sozinha e ver a vida com olhos diferentes.
No final, se você tá passando por algo, você nem sequer precisava ler isso aqui pra mudar o que pensa, você só precisava se olhar no espelho e dizer "Amanhã vai ser um novo dia, amanhã não vou mais me lamentar por isso, porque eu posso não ter uma vida perfeita, mas eu estou vivo e isso já basta pra agradecer, eu tenho a capacidade de fazer e tentar o que eu quiser, pois eu tenho pernas pra ir onde eu quiser, eu tenho boca pra falar o que eu quiser, e tenho dentes pra sorrir pra quem eu quiser."
Depois disso, eu me sinto mais feliz, eu sinto que minha vida pode não ter um propósito agora, pode estar parada agora, mas eu tô sempre atrás de algo, por menor que seja, pra fazer eu me sentir mais viva, mais feliz. Eu sou grata por cada amigo que tenho, por menor quantidade que seja, eu sou grata por ter conseguido voltar a estudar antes que fosse tarde demais, sou grata por cada parente que tenho na minha vida, e o mais importante, sou grata por estar viva!!!
Há um ditado árabe que se chama Maktub, que significa "estava escrito" ou "tinha que acontecer", é como um sinônimo de destino ou efeito borboleta. O resumo é que diz que tudo em nossa vida acontece por um propósito maior, tudo que perdemos hoje, é porque vamos ganhar o dobro, e todos que partem hoje, são pra dar espaço pros que virão amanhã.
Então se você acha que não está feliz (mesmo tendo que estar só por respirar confortavelmente), se acha que não tem razão pra viver, eu digo, você tem e muita! Eu aposto que há um livro que sempre quis ler, uma habilidade que sempre quis aprender, uma pessoa que sempre quis conhecer. Então leia um livro, aprenda a cozinhar, experimente coisas novas, coma aquela comida que você nunca experimentou mas acha que deve ser ruim, saia pra passear com o cachorro, adote um, faça algo valioso, faça uma caridade, um curso de massagem, converse com um estrangeiro, aprenda sobre uma cultura nova, sente para estudar, veja uma série nova, mude de rotina, mude de estilo de vida, vire vegetariano, lute contra a desigualdade, escreva um livro, pegue suas coisas, vá visitar um ponto turístico, diga a sua família que você a ama, escute um podcast, doe roupas, compre roupas, procure um emprego, E T C... TEM TANTA COISA, SAIBA APROVEITAR A VIDA!!!!
Eu espero que isso ajude você se determinar de ser algo novo, de recomeçar, ou mudar algo que tem te incomodado. Faça o possível pra trazer uma energia boa não só pra você, mas pras pessoas que você se importa, como eu estou fazendo agora!
Você é capaz de tudo, é só se permitir ser.