Prezado Companheiro de Jornada, de agora... Gilberto Araújo de...
Prezado Companheiro de Jornada,
de agora em diante, conserve bons pensamentos para preservar a paz de espírito. Mantenha o amor por si e pela humanidade. Esforce-se para ser compreensivo com as falhas alheias e para acolher as diferenças. A tolerância é um salutar exercício para tornar a existência planetária menos desgastante.
Deixe rastros de bondade. Só tenha cautela, pois, quando se acredita que se está praticando um bem, um mal pode estar à espreita. Seja precavido contra indivíduos fúteis, soberbos, manipuladores, traiçoeiros e quem, de forma geral, ama a perversidade.
Você é uma criatura falível. Por isso, não se julgue demasiadamente, o que o levará a condenar todo o ser. O importante é que, apesar das passadas curtas, do andar titubeante e das quedas, as pernas estejam dispostas a dirigir-se no sentido do bem. Arme-se de humildade e paciência para transmitir conhecimentos, plantar sementes de sabedoria e receber orientações. Você é mestre e aluno no Cosmo.
Seu valor é único e ninguém pode tirá-lo. Embora ainda não compreenda, por mais simples que possa parecer sua condição aos olhos da humanidade e mesmo diante de grandes adversidades, a experiência corpórea é importante no tempo e espaço; no entanto, aceite a morte material como fato natural.
Haverá ocasiões em que a vida não lhe sorrirá e, talvez, tirar-lhe-á o que há de mais caro. Busque a evolução interior. Assim, conseguirá enfrentar e superar as desventuras com mais desenvoltura e menos esgotamento. Mesmo em épocas difíceis, mantenha centelhas de alegria para serenar o coração. Em todos os momentos, sejam eles de felicidade, profunda tristeza ou pretensa solidão, Deus está constantemente presente.
Conserve o equilíbrio. Perceberá que, convivendo pacificamente consigo, a harmonia com os demais terá fatal consequência. Não se envergonhe de demonstrar fraquezas e medos, mas cuidado para não os transformar em fantasmas e monstros. Saiba ponderar o uso da valentia para não o tornar arrogante, insensato e artificial. O uso constante de força mascara a fragilidade interna.
Empenhe-se em seus objetivos e reconheça seus êxitos; porém, não se prenda exageradamente a valores materiais. A acumulação de bens é um vício que afeta a travessia na existência. A verdadeira riqueza está no aprendizado e na prática do princípio do amor gratuito e infinito do Pai Celestial. Agradeça a benção de cada momento.
A forma física traz em sua constituição matéria estelar. Irmão das flores, dos animais e dos corpos celestes, você é uma criança na ciranda do universo! Na breve jornada carnal, seja discípulo da paz e contribua para a construção de um mundo justo e fraterno. Seja responsável no trato com a Criação para preservar a morada terrena. Apesar dos dissabores, calamidades e guerras, este confuso e solitário planeta possui muitos encantos e desempenha sua missão na ordem cósmica.
Tenha fé no ‘Deustino’. Não queira comparar-se a ninguém. Seja você e siga com todo o coração sua caminhada, mas cuidado onde pisa, com os degraus e com o que usa para subi-los.
Abraço fraterno.