Pare um minuto e faça o seguinte... vilmondes angelo
Pare um minuto e faça o seguinte exercício:
Abra sua carteira e/ou sua bolsa e retire tudo que não tem valor. Certamente você vai encontrar um papel, um extrato antigo, alguma anotação ou algo do gênero que não tem mais serventia.
Este simples exercício mostra como agimos na nossa vida, carregando nosso cérebro com “lixos acumulados”. Estes lixos acumulados são aqueles pensamentos que nos deixam pra baixo.
Os estudiosos descobriram que usamos a “memória de uso continuo”, ou seja, 90% dos nossos pensamentos são quase sempre os mesmos. Somos ligados no “automático”. Acordamos, escovamos os dentes, tomamos banho, café, saímos para trabalhar, pegamos o ônibus, descemos no mesmo ponto, todos os dias. E nossa rotina de final de dia é quase sempre a mesma coisa também.
Então, se você esta em uma maré ruim, só vai achar coisas ruins. Para todas as janelas que você olhar, só vai encontrar a mesma coisa, coisa ruim.
Imagine você numa fila procurando emprego, você começa a pensar, quanto tempo estou desempregado, então você ouve aquela voz na cabeça te confirmando: Também, o desemprego esta grande, olha o tamanho dessa fila. Automaticamente aquela pessoa que esta atrás de você na fila começa a puxar papo com você dizendo que está a 3 anos procurando emprego. Então você começa a olhar pelas janelas e só encontrar desgraça.
Desde criança somos treinados para encontrar erros, encontrar defeitos nas coisas. Você lembra de ser treinado para encontrar virtudes? O nome do antigo jogo é Jogo dos 7 erros. Você já jogou o jogo dos 7 acertos?
Por que ocorre isso? Ocorre pois nós somos criados e treinados para achar defeitos, erros. E funciona exatamente assim para tudo, inclusive com o nosso relacionamento. Nossa esposa, namorada, nossos filhos, nossos empregados, sócios; nós só procuramos os defeitos nas pessoas que convivem conosco. Preste atenção, nós somos loucos para achar os tais defeitos. E fazendo isso você cai na memória do uso continuo novamente e não sai do ciclo.
Um exemplo prático pode ser questionado da seguinte forma: – Pense rápido e responda: O que aconteceu no dia 11/09? Certamente você saberá responder. Agora se eu te perguntar o que aconteceu dia 09/11? (Preste atenção que as datas só foram invertidas). Poucos saberão responder de pronto este segundo questionamento.
Em nove de novembro ocorreu a queda do muro de Berlim, que mudou toda a visão da face da terra naquele tempo, não foi disparado nenhum tiro, não teve desgraça. Mas não vamos lembrar de pronto, pois não foi desgraça. Não teve tragédia.
Entenda então que existem coisas boas, mas a perspectiva com que se é olhado não nos deixa enxergar.
A memória continua, se você permanecer na mesma rotina, ela só vai encontrar a mesma rotina. Portanto saia da caixa, mude, deixe algo novo entrar. Não acumule lixo.
Treine seu cérebro para enxergar o lado positivo das coisas e não apenas procurar defeitos.