Mas para ajudar você a evitar essa... MGT
Mas para ajudar você a evitar essa condição indesejável, eu vou apresentar de seguida 7 alimentos anti-inflamatórios poderosos:
1. Gengibre
O gengibre contém compostos anti-inflamatórios ultra-potentes chamados gingeróis, que são as substâncias que muitos pesquisadores acreditam ser as responsáveis pela redução da inflamação que as pessoas experimentam quando começam a tomar suplementos de gengibre regularmente.
Os gingeróis foram muito pesquisados e está comprovado que contribuem para o alívio da dor de condições inflamatórias, osteoartrite ou artrite reumatoide.
Para conhecer outros benefícios do gengibre para a saúde Clique Aqui.
2. Abacate
Os abacates são possivelmente um dos melhores alimentos anti-inflamatórios.
Existem cinco nutrientes nos abacates que os tornam um potente alimento anti-inflamatório:
Fitoesteróis: incluindo beta-sitosterol, estigmasterol, campesterol;
Antioxidantes incluindo: carotenóides luteína, neoxantina, beta-criptoxantina, zeaxantina, violaxantina, beta-caroteno e alfa-caroteno;
Antioxidantes não carotenóides incluindo os flavonóides: epicatequina e epigalocatequina 3-0 galato, vitaminas C e E, e os minerais: manganês, selênio e zinco;
Ácidos graxos ômega-3: na forma de ácido alfa-linolênico (cerca de 160 miligramas por xícara de abacate);
Álcoois graxos polihidroxilados.
Todos esses nutrientes têm sido fortemente ligados com a prevenção da inflamação, especialmente artrite.
3. Cúrcuma (também conhecida como Açafrão-da-terra ou Gengibre Amarelo)
Investigações mostram que a cúrcuma tem potentes propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e antioxidantes.
A cúrcuma contem um pigmento chamado curcumina que é o ingrediente ativo que proporciona imensos benefícios para a saúde.
Um estudo recente descobriu que pacientes com osteoartrite que tomaram 200 mg de curcumina por dia tiveram uma redução da dor e aumento da mobilidade, enquanto que o grupo de controle, que não tomou a curcumina, não experimentou melhoras significativas.
Outra pesquisa também constatou que um extrato de cúrcuma composto por curcuminoides (nutrientes à base de plantas que contêm propriedades antioxidantes poderosas) bloqueou processos inflamatórios, impedindo o “lançamento” de uma proteína que desencadeia a dor e o inchaço.
Estudos clínicos também descobriram que a curcumina tem efeitos antioxidantes muito poderosos. Devido a isso, ela é capaz de neutralizar os radicais livres, e reduzir drasticamente a inflamação e a dor nas articulações.
alimentos anti-inflamatórios top
4. Alho
O alho tem propriedades anti-inflamatórias enormes que têm sido associadas à saúde cardiovascular, prevenção da obesidade (relacionada com compostos contendo enxofre, encontrados no alho) e prevenção da artrite.
Também se descobriu que 2 compostos do alho inibem a actividade de moléculas mensageiras inflamatórias ao mesmo tempo que proporcionam um benefício anti-stress oxidativo.
O composto mais pesquisado no alho – a alicina – tem sido associada a diversos benefícios anti-inflamatórios, e por tudo isso este alimento anti-inflamatório deve ser ingerido com frequência.
5. Beterraba
Tal como acontece com muitos outros alimentos ricos em antioxidantes, a beterraba mostrou ter benefícios anti-inflamatórios fantásticos.
Os fitonutrientes: betanina, isobetanina e vulgaxantina que são encontrados na beterraba têm sido objeto de muitas pesquisas relacionadas com a saúde do coração.
Para além dos benefícios anti-inflamatórios, a betanina também tem propriedades anti-fúngicas e ajuda na desintoxicação.
6. Espargos
Os espargos são um super anti-inflamatório por causa da sua combinação única de nutrientes anti-inflamatórios, incluindo asparanina A, sarsasapogenina, protodioscina, diosgenina, quercetina, rutina, entre outros.
Você não precisa ser capaz de pronunciar todos esses nomes, nem precisa se lembrar deles – Apenas precisa saber que o espargo tem contido nele mais compostos anti-inflamatórios do que qualquer outro alimento.
Além disso, os espargos também contém nutrientes antioxidantes, incluindo vitamina C, beta-caroteno, vitamina E, e os minerais: zinco, manganês, e selénio.
7. Ômega 3
O ômega 3 é muitíssimo importante para combater a inflamação.
O ácido graxo ômega-3 contido nas sementes de linhaça – ácido alfa-linolênico ou ALA – é fantástico para o sistema cardiovascular.
Ele também atua como um “bloco de construção” para outras moléculas que ajudam a prevenir a inflamação excessiva e protege os vasos sanguíneos contra danos inflamatórios.
Estudos têm demonstrado que a ingestão de ômega 3 pode ser relacionada com a prevenção das seguintes condições baseadas na inflamação: colesterol alto, pressão sanguínea elevada, doença do coração, diabetes, artrite reumatoide, osteoporose, depressão, doença inflamatória do intestino, asma e ainda outras.
Bem, estes são os alimentos anti-inflamatórios mais poderosos, contudo existem ainda outros alimentos que ajudam a combater a inflamação e que eu quero recomendar a você: pepino, canela, aipo, quinoa e couve-flor.
E, antes de finalizar esse artigo que já vai longo, eu quero perguntar a você o seguinte:
– Sabe o que têm em comum todos esses alimentos anti-inflamatórios?
Se respondeu que todos eles são alimentos alcalinos, então você acertou!